Uma das festas populares mais expressivas do país é o carnaval. No Pará, diversos municípios também celebram a festa do rei Momo introduzindo elementos típicos da região e da cultura local, como lendas, marchinhas e etc. Para valorizar e fomentar a cultura nestes municípios, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) disponibilizou, através de convênios, aproximadamente R$ 1,4 milhão, distribuídos entre municípios das diversas regiões de integração do Estado, como Capim, Caetés, Salgado, Tapajós e Marajó.
Os municípios contemplados são: Bragança, Salinas, Colares, Itaituba, Inhangapi, São Francisco do Pará e Oeiras. “Estamos fazendo uma política de descentralização de recursos para as regiões de integração e este ano, especificamente, para municípios menores, que já têm uma tradição de carnaval e precisam fortalecer a economia criativa, garantindo uma política de equidade também. Entre os municípios grandes que são municípios de interesse turístico como, Bragança e Salinas, nós também estamos apoiando para garantir o fomento turístico durante o período do Carnaval, sempre priorizando as políticas descentralização para que os recursos cheguem ao maior número de regiões do estado. Dessa forma, conseguimos garantir recursos para os grandes, médios e também para os pequenos municípios”, detalha a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
No município de Bragança, a tradição carnavalesca é centenária e muito marcante. Por lá, o carnaval se divide em tradicional e moderno, segundo o secretário municipal de cultura, Vinicius de Oliveira.
“O carnaval é dividido em dois momentos em Bragança, nós temos o carnaval tradicional que acontece na orla da cidade, onde se apresentam as bandas de marchinha, bandas de fanfarra, apresentações de escolas de Samba e já na Estação Cultural Armando Bordalo, acontece o carnaval mais moderno, mais popular, com trios elétricos, que não deixam de fora o brega, o carimbó e o axé. No geral, as festas carnavalescas são muito pulsantes em Bragança. Agradecemos o apoio do Governo do Estado através da Secult. Este é um apoio imprescindível para realização desse carnaval, tendo em vista o alto custo que o município tem para realização dos eventos carnavalescos. Além do fomento aos blocos, escolas de samba e decoração da cidade. Enfim, é de extrema importância para realização dos carnavais dos Caetés”, destacou o secretário.