Um submarino não tripulado da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, fez uma descoberta intrigante sob o gelo da Antártica Ocidental, antes de desaparecer misteriosamente em janeiro de 2024. O robô, chamado Ran, havia sido implantado em 2020 para explorar a chamada Geleira do Juízo Final.
Com seis metros de comprimento, o Ran conseguiu mapear a parte inferior da plataforma de gelo em alta resolução, revelando informações importantes sobre a elevação do nível do mar causada pelas mudanças climáticas. No entanto, logo após encontrar uma série de estruturas desconhecidas, seu sinal foi perdido.
A professora Anna Wåhlin, física oceanográfica da Universidade de Gotemburgo e principal autora do estudo, comparou o trabalho a “ver o lado escuro da Lua”. Apesar dos dados valiosos obtidos, Wåhlin afirmou que não foi possível alcançar todos os objetivos previstos.
Agora, a expectativa é que outro submarino seja enviado à região para continuar a pesquisa e tentar desvendar o mistério deixado pelo Ran. As informações são do El Tiempo e do jornal O Globo.
Com informações e imagens do Pleno News