Moradores e turistas celebram a orla do Rio Caeté como cartão postal de Bragança

Além de fortalecer o lazer, a cultura, a qualidade de vida e a movimentação da economia local, a orla do Rio Caeté, no município de Bragança, nordeste paraense, que celebra um ano de inauguração nesta semana, é uma importante entrega do Governo do Estado e que impulsiona o turismo na região. Moradores e turistas consideram o espaço como o novo cartão postal do município.

Brunno Favacho, morador de Bragança, afirma que utiliza bastante o espaço para curtir com amigos e família. “A nova orla trouxe para nós outra perspectiva da cidade, porque antes podíamos admirar o rio Caeté apenas a partir da margem urbana, de frente para ele, e agora a gente consegue ter a vista plena da cidade histórica, como se estivesse chegando a uma embarcação pela água, e isso é um verdadeiro presente para quem mora aqui, assim como para quem nos visita. É lindo ver a orla cheia de gente com suas cadeiras de praia, contentes e aproveitando esse novo tempo da Pérola do Caeté”, conta.

Na programação do aniversário de 410 anos de fundação do município de Bragança, em 2023, a orla foi entregue totalmente reconstruída, modernizada e urbanizada e desde então, é uma das principais atrações da rota turística da Região de Integração Rio Caeté.

“Cada detalhe dos 12 mil metros quadrados da Orla do Caeté foi pensado para valorizar a cultura de Bragança, que é rica e cheia de detalhes históricos, por isso tivemos o cuidado de fazer a recomposição de piso em pedra portuguesa. O município tem uma forte vocação turística e a orla, totalmente reurbanizada, do piso ao palco para eventos, passou a ser um dos cartões postais da região, fomentando a chegada de visitantes de dentro e fora do nosso estado e da própria economia local”, destaca Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), responsável pela obra.

A nova estrutura da orla possui ciclovia, quiosques para venda de comidas e bebidas, parque infantil, academia ao ar livre, bancos, lixeiras, palco para eventos, caramanchão e espaço iluminado e arborizado para estimular a integração com o meio ambiente. A orla também é o ponto de chegada da imagem de São Benedito na Festividade, que todo ano recebe turistas oriundos de vários países, fomentando o turismo e a economia local.

Moradora de Xinguara, sempre que tem oportunidade, Gleice Braga viaja até Bragança. “Gosto muito do clima e da cultura da cidade. Eu fico muito feliz em perceber o quanto a cidade tem evoluído e melhorado para atender os turistas. A Orla do Caeté é um exemplo disso. Ela melhorou muito e vem sendo uma excelente opção de passeio, principalmente para quem tem filhos como eu. Tem espaços de lazer, quiosques com comidas típicas, restaurantes com opções variadas, lojas de artesanato, igreja. É um passeio que eu gosto e recomendo a quem vier visitar Bragança, que visite a Orla do Caeté, que não vai se arrepender”, recomenda.

Por Giovanna Abreu (SECOM)