Repolho: conheça os principais tipos e seus benefícios à saúde

Encontrado facilmente em mercados e feiras no Brasil, o repolho é marcado pelo grande volume de folhas sobrepostas que formam a popular “cabeça” do vegetal. Essa característica, inclusive, é o que dá nome a hortaliça: a palavra repolho vem do latim repullulare, que significa algo como “brotar várias vezes”, uma referência à sobreposição das folhas.

Essa hortaliça é da mesma família de couve, brócolis, couve-flor e rabanete. E tem sua própria diversidade: existe o repolho liso, crespo, roxo e branco (também conhecido como verde). Cada uma dessas variações tem benefícios específicos e que também contribuem para essas particularidades.

No entanto, existem nutrientes comuns a todos tipos de repolho, que incluem os minerais manganês, fósforo, potássio e uma quantidade significativa de vitamina C.

Quais são os principais benefícios de incluir repolho na alimentação?
A variação branca da hortaliça pode ser encontrada tanto lisa quanto crespa, porém, o repolho roxo é encontrado somente com a textura crespa.

A coloração arroxeada dessa variação ocorre pela presença significativa de antocianina, um pigmento encontrado em diversos vegetais roxos e que tem função antioxidante. Já o repolho branco é uma excelente fonte de vitamina A, beneficiando a saúde da pele.

Veja abaixo um resumo dos benefícios do repolho:

Potencial antioxidante: não é uma exclusividade da cor roxa da hortaliça! Quando consumido cru, o repolho tem um efeito antioxidante mais significativo no organismo.

Potássio e a pressão arterial: a presença desse mineral no sangue auxilia a eliminação do sódio através da urina, além de contribuir para o relaxamento das paredes arteriais e reduzir a pressão.

Inimigo do colesterol: a hortaliça é rica em fitoesteróis, substâncias também entram na circulação sanguínea com um papel de liberar o fluxo, reduzindo o risco de entupimento associado ao LDL, o colesterol ruim.

Protege os olhos: a vitamina A é um antioxidante responsável por proteger a superfície dos olhos e reduzir a velocidade do processo de degeneração da mácula, a parte central da retina.

Possível aliado na prevenção de câncer: a presença de sulforafano, um antioxidante, tem sido alvo de estudos pelo potencial inibidor de células cancerosas.

Como incluir repolho na alimentação?
Apesar da diferença na cor, as variedades de repolho têm um gosto parecido, levemente adocicado e picante. O sabor marcante depende mais das condições em que a planta cresceu do que da cor em si.

É comum o uso da hortaliça em saladas e conservas, mas também pode ser encontrado em receitas mais complexas como o charuto de repolho, que utiliza as folhas do vegetal para embalar algum outro ingrediente. Outro prato tradicional é o famoso chucrute, iguaria alemã feita com o repolho fermentado e picado.

Assim como a maioria dos vegetais, o repolho perde uma parcela significativa dos nutrientes se for fervido. Se for cozinhar a hortaliça, priorize sempre a preparação no vapor.

Consumir muito repolho traz algum risco para a saúde?
Risco não é bem a palavra, mas há desconfortos que podem ser causados pela ingestão de repolho. Ele contém muito enxofre na composição, o que leva a um aumento de gases, sugerindo moderação no consumo para pessoas com sistema digestivo mais sensível.

Fonte Saúde Abril
Por João Antonio Streb
(Freepik/Freepik)