BELÉM RECEBE A EXPOSIÇÃO INÉDITA “AMBIENTES CONSTRUÍDOS: UM GUIA ALTERNATIVO DO JAPÃO”

Venha conhecer um pouco mais sobre o Japão em uma abordagem diferenciada através da exposição itinerante “Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão”, composto de 80 obras relativas à arquitetura, projetos de construção civil e paisagens construídas dos últimos dois séculos apresentados por meio de fotos, textos e vídeos. A exposição será aberta no próximo dia 28 de novembro, às 18h30, na galeria Fidanza do Museu de Arte Sacra (MAS) e permanecerá em cartaz até 20 de dezembro, durante o horário de funcionamento do MAS: terça a domingo, 9h às 17h, com entrada gratuita.

Na exposição, é possível conferir ambientes que surgiram na modernização, como reflexo do rápido crescimento econômico; outros que emergiram em resposta aos processos de destruição causados pelo ritmo de crescimento exacerbada da era moderna; ambientes regenerativos, pensados para mitigar e resolver desafios populacionais e econômicos, e sustentáveis, com proposições de um tempo e modo de vida mais desacelerados.

Por fim, a produção posiciona a arquitetura do Japão como um meio de desvendar o país e convida o espectador a uma viagem por diferentes partes do seu território, a partir do paradigma do novo turismo do século 21. Nesse sentido, o conjunto da exposição se propõe a ser um “guia de viagem”, com uma amostra de espaços construídos que, quando acessados, elevam a experiência do visitante a um contato mais profundo com a cultura e os valores desses locais.

O Japão é um arquipélago que se estende de norte a sul. As quatro estações são bem definidas na maior parte do país e há uma grande diversidade em termos geográficos. Por outro lado, também é um país onde desastres naturais, como terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e tufões acontecem com frequência. Dessa forma, a arquitetura, as construções civis e as paisagens refletem profundamente essas características do país. Ou seja, se avaliarmos uma construção apenas do ponto de vista das formas elegantes ou da alta tecnologia empregada, estamos compreendendo apenas uma parte de tudo o que há de interessante nesse universo. A ideia por trás do conceito de “ambiente construído” está em observar e avaliar as arquiteturas, as construções e as paisagens interessantes como produtos de um diálogo entre a conjuntura histórica e o contexto espacial.

A exposição tem curadoria de Kenjirō Hosaka (Pesquisador associado do The National Museum of Modern Art, Tokyo), Satoshi Hachima (Professor da Chiba Institute of Technology) e Shunsuke Kurakata (Professor associado da Osaka City University).

A mostra é uma oportunidade de conhecer o Japão através dos aspectos que costumam ficar fora das páginas dos guias turísticos tradicionais.

A exposição “Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão” iniciou sua itinerância no Brasil em São Paulo, de onde seguiu para as capitais Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília chegando a Belém, depois indo para Manaus e se despede do Brasil para viajar para o Paraguai.

Um evento do Consulado do Japão em Belém e a Fundação Japão, com a parceria do Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria de Cultura, Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) e Museu de Arte Sacra.

Durante a Mostra acontece a programação paralela: palestra “Paisagem, arquitetura e cidades do Japão”, em 05 de dezembro (terça-feira), às 18h30, na Igreja de Santo Alexandre, ministrado pelo Prof. Dr. José Júlio Lima, com entrada franca. A palestra percorrerá as origens e diferentes estruturas espaciais das cidades do Japão, destacando a relação entre as mudanças no espaço construído e a produção arquitetônica. O prof. José Júlio é ex-bolsista MEXT do Governo do Japão que concluiu o mestrado na Universidade de Fukui (Japão) entre 1988 e 1991 e posteriormente concluiu o doutorado na Universidade de Oxford Brookes em 2000, hoje faz parte do corpo docente da faculdade e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará. É presidente na gestão 2023-2025 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional.

 

Serviço:

EXPOSIÇÃO “AMBIENTES CONSTRUÍDOS: UM GUIA ALTERNATIVO DO JAPÃO”

Onde: Museu de Arte Sacra (Praça Frei Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém-PA)

Inauguração: 28 de novembro, às 18h30

Visitação: 29 de novembro a 20 de dezembro de 2023

Horário e dia: terça-feira a domingo, 9h às 17h

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA:

PALESTRA Paisagem, arquitetura e cidades do Japão” pelo Prof. Dr. José Júlio Lima

Quando: 05 de dezembro, às 18h30

Onde: Igreja de Santo Alexandre

 

Agendamento para escolas:

Telefone: 91-4009-8695 ou e-mail: [email protected]