Altamira é o terceiro município a receber, esta semana, a programação do workshop e oficinas com o tema “Desafios e Oportunidades para o Turismo Responsável”. O objetivo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é orientar destinos turísticos sobre a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos e comunidade local.
A programação no município, começou na terça-feira (21) e segue até esta quinta-feira (23), e é uma iniciativa da Setur, através da Gerência de Estruturação de Destinos Turísticos (GEDT), em parceria com a Prefeitura Municipal de Altamira. O evento tem o apoio da Associação Comercial Industrial de Altamira (ACIAPA) e como público-alvo empresas, prestadores de serviços turísticos, gestores públicos e comunidade local.
“O conceito de Turismo Responsável visa transformar destinos turísticos em lugares melhores para se viver e visitar, nesta ordem. A relação entre turismo, sustentabilidade, comunidades e segurança tem sido alvo de muitas discussões, destacando a importância de práticas que não degradam o meio ambiente e os recursos naturais”, explica o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
Durante o evento e as visitas técnicas a estabelecimentos pela equipe da Setur, são abordados diversos temas relevantes como os conceitos e princípios do Turismo Responsável, como devem ser as práticas de Turismo Responsável, a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo, além de treinamento da Plataforma de Inventário Turístico (PIT).
Como parte das atividades, houve uma reunião com a Associação da Praia de Massanori. No período da tarde, foram realizados encontros com empresários de alimentação do Shopping Camelódromo, seguidos por uma visita técnica ao Sítio Hotel Pousada e à Fábrica/Escola de Chocolate Abelha Cacau. A Abelha Cacau integra a Rota Turística Cacau ao Chocolate, demonstrando o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento do turismo local.
“Esta ação representa uma oportunidade significativa para Altamira avançar na implementação de práticas de turismo responsável, fortalecendo a gestão sustentável dos seus recursos e promovendo um ambiente turístico mais seguro e atrativo”, conclui Eduardo Costa.
Por Israel Pegado (SETUR)
Foto: Divulgação