Um documento protocolado no Ministério Público, junto à 1ª Promotoria de Justiça de Tomé-Açu, no nordeste paraense, nesta quarta-feira, 08, aponta uma série de denúncias contra o presidente da Câmara Municipal local, o vereador João Francisco dos Santos Silva. As acusações dão conta de uma série de irregularidades cometidas e crimes contra o patrimônio público, tais como compras indevidas e desvio, contratação de empresas que nunca realizaram os serviços para os quais teriam sido contratadas e nomeações de dezenas de servidores fantasmas.
O documento acusa o vereador de envolvimento com “organização criminosa, se utilizando do cargo público para auferir e usufruir de vantagens pessoais e ilícitas”.
A acusação menciona ainda a participação de membros da Comissão de Licitações e empresários no esquema criminoso. “A organização criminosa opera cometendo atos de improbidade, peculato e uso indevido de recursos públicos”.
O Ministério Público deverá iniciar uma investigação, mas não forneceu detalhes quanto ao denunciante.
A reportagem tentou contato com o presidente da Câmara de Tomé-Açu, mas, até o fechamento desta material, não obteve resposta.