O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da 69ª Reunião da Comissão Regional das Américas (CAM) e do Seminário Potencializando o Desenvolvimento do Turismo por meio da Inovação no Turismo Comunitário, que aconteceu em Cuba e terminou na terça-feira (30.04).
O encontro proporcionou um rico debate sobre sustentabilidade, conexão, promoção, descoberta de novos destinos e valorização das experiências turísticas nas Américas. “Excelente oportunidade para fortalecer a relação entre os países da nossa região e divulgar os encantos e atrativos turísticos dos destinos brasileiros”, destacou Celso Sabino.
A Comissão Regional para as Américas congrega os 24 países membros da ONU Turismo pertencentes ao continente americano e se reúne anualmente para analisar as ações realizadas pela entidade na região, bem como aprovar propostas no âmbito de seu programa de trabalho nas Américas.
Segundo o órgão regional, as Américas recuperaram 90% dos níveis pré-pandêmicos, com forte demanda inter-regional, maior conectividade e muitos turistas dos Estados Unidos, o que beneficiou vários destinos do Caribe e da América Central. A região possui oportunidades únicas, como a transição para a energia limpa e a sustentabilidade, graças à sua riqueza natural, diversidade e posição estratégica.
A escolha do Brasil para representar a região das Américas e Caribe no Conselho Executivo da ONU Turismo, até 2025, foi destacada durante fala do secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili. Instalado desde o ano passado no Rio de Janeiro, o escritório é o responsável por planejar e desenvolver ações para melhorar a atividade turística nos países americanos e Caribe, capacitando profissionais e acelerando a captação de investimentos internacionais para a região.
“Sem dúvida, é um momento histórico e um reconhecimento da ONU de que essa região do planeta precisa ter um cuidado mais especial, precisa receber um pouco mais de atenção, dado o grande potencial que esse continente possui. Se compararmos com Turismo que é feito na Europa e Ásia, estamos muito atrás”, completou Sabino.
BILATERAIS – Além de participar da agenda proposta pela ONU Turismo, o ministro, junto com o secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, realizaram uma reunião bilateral com o ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado Morales. A pauta abordou a estratégia para atração de turistas estrangeiros, conectividade aérea entre os dois países e parcerias no âmbito da América do Sul e Caribe.
Por Christiana Suppa/MTur