O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um alerta nesta terça-feira, 7, durante coletiva de imprensa em seu resort Mar-a-Lago: “Todo o caos tomará conta do Oriente Médio” caso os reféns mantidos pelo Hamas em Gaza não sejam libertados antes de sua posse, marcada para 20 de janeiro.
Trump condenou veementemente o sequestro de reféns pelo Hamas, que ocorreu durante os ataques de 7 de outubro. Ele reforçou que o grupo nunca deveria ter capturado pessoas e que a devolução dos reféns já deveria ter acontecido. “O caos tomará conta do Oriente Médio, e isso não será bom para o Hamas, e não será bom — francamente — para ninguém”, afirmou.
O presidente eleito relembrou apelos emocionados de famílias de reféns israelenses-americanos que pediram sua intervenção. Ele fez referência ao caso de Shani Louk, ex-refém, destacando a brutalidade dos combatentes do Hamas: “Aquela bela garota… eles… a puxaram pelo rabo de cavalo e a jogaram no carro como se fosse um saco de batatas.”
Trump aproveitou o evento para apresentar Steve Witkoff, futuro enviado especial ao Oriente Médio. O bilionário o descreveu como um “negociador respeitado” e destacou que Witkoff será peça-chave para a resolução da crise de reféns.
Fonte Hora Brasília
Crédito UNRESTRICTED POOL