A 22 meses para eleições gerais de 2026, a Doxa irá publicar sua primeira pesquisa de intenção de votos para o cargo de governador(a) do Pará. No pleito, além da escolha do sucessor de Helder Barbalho (MDB), os paraenses irão eleger novos deputados federais e estaduais, senadores e presidente da República.
“Vamos verificar como o eleitor paraense começa a enxergar os principais atores políticos que pretendem ocupar a cadeira de governador”, explicou Dornélio Silva, cientista político e dono do instituto de pesquisas Doxa.
Nomes na disputa
O levantamento da empresa baseado em 33.108 entrevistas realizadas em 81 municípios a partir de junho de 2024. Os nomes testados foram os seguintes:
- Beto Faro (PT), senador;
- Hanna Ghassan (MDB), vice-governadora;
- Dr. Daniel (PSB), prefeito reeleito de Ananindeua;
- Chicão (MDB), deputado estadual e presidente reeleito da Alepa;
- Simão Jatene (sem partido), ex-governador e
- Eder Mauro (PL), deputado federal.
O estudo vai mostrar, além dos dados gerais, o desempenho de cada pré-candidato nas 6 mesorregiões do estado (Metropolitana, Nordeste, Marajó, Sudeste, Sudoeste e Baixo Amazonas).
“É mais uma contribuição da Doxa que vai ser colocada na mesa do debate político-sucessório no Pará”, ressalta Dornélio Silva.
Números serão publicados hoje
O governador Helder Barbalho já lançou, antecipadamente, um nome para disputar a eleição: sua vice, Hanna Ghassan (MDB).
Por outro lado, o prefeito de Ananindeua, segundo maior município do estado, Dr. Daniel, é outro pré-candidato que visa a cadeira de governador. E nessa primeira pesquisa, como Dr. Daniel aparece?
O deputado federal Eder Mauro, que disputou o segundo turno para prefeito de Belém, como está sendo visto pelos eleitores do Pará?
E o ex-governador Simão Jatene ainda é lembrado pela população? E o senador petista Beto Faro começa o jogo com que tamanho? O presidente da Alepa, deputado Chicão, tem alguma chance?
O resultado será disponibilizado nesta segunda-feira (23) pela Doxa.
Fonte: Blogue do José Carneiro