Uma pessoa morre na queda da ponte da divisa entre Maranhão e Tocantins

A rodovia Juscelino Kubitschek, que liga as cidades de Aguarnópolis, no Estado do Tocantins, e Estreito, no Estado do Maranhão, desabou na tarde deste domingo, 22. Sem a estrutura, que cedeu e cai no trecho do rio Tocantins, os motoristas não conseguem transitar entre os dois estados. As primeiras informações dão conta de que a estrutura já apresentava sinais de desgaste e de que o acidente ocorreu quando um caminhão subia na ponte. Ao menos três veículos de carga teriam caído no rio e uma pessoa é dada como morta.

Equipes dos bombeiros do Tocantins e Maranhão, Dnit e Polícia Rodoviária Federal estão no local. Ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre as causas do acidente.

Conforme a PRF, a ponte desabou por volta das 14h50. O trânsito está bloqueado nas duas entradas da estrutura e as equipes avaliam alternativas para os motoristas que precisam atravessar entre os estados.

DESVIO

Para informar a população, a PRF alertou que os motoristas podem fazer o seguinte desvio para seguir viagem ao Maranhão.

  • Acessar a TO que vai de Darcinópolis a Luzinópolis;
  • Chegar na BR-230 e seguir até KM 101, na cidade de São Bento;
  • Em seguida, pegar a direita, sentido Axixá e Tocantins.

Como segunda opção de rota, a PRF orienta que, a partir de Araguaína, o motorista deve seguir sentido aos municípios maranhenses de Carolina, Estreito e Imperatriz.

O percurso deve ser feito por balsa, por isso se torna mais demorado.

O Corpo de Bombeiro do Estado do Tocantins confirmou no meio da tarde que uma pessoa morreu e outra ficou ferida, vítimas do desabamento de um trecho  da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).

O fato se registrou no meio da tarde deste domingo, 22.

O ferido foi levado a um hospital em Aguiarnópolis.

Segundo os bombeiros do Tocantins, o rio tem cerca de 30 metros de profundidade, e, com a correnteza e a chegada da noite, isso pode atrapalhar as buscas.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), declarou que as equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Centro Tático Aéreo (CTA) estão atuando na região. “O nosso governo está à disposição para prestar o socorro necessário e buscar maneiras de auxiliar na manutenção do fluxo provisório sobre o Rio Tocantins”, afirmou.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o desabamento em diferentes momentos e um homem alertando sobre a falta de manutenção da ponte pouco antes do acidente. Ele mencionou rachaduras na estrutura e o excesso de veículos pesados como possíveis causas para o colapso.

“A ponte não está mais suportando o grande fluxo de veículos pesados que passam por aqui. Eu gostaria de chamar atenção das autoridades competentes para que viesse e tomasse uma providência. Algumas rachaduras”, diz homem, ainda não identificado, quando o acidente ocorre.

Foto: Reprodução