A política paraense foi marcada por dois importantes eventos nesta terça-feira (17): a eleição do deputado estadual Chicão para presidir a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) entre 2025 e 2027 e a diplomação dos eleitos na capital paraense, Belém.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou na tarde desta terça a cerimônia de diplomação do prefeito eleito, Igor Normando (MDB), do vice-prefeito eleito, Cássio Andrade (PSB), e dos 35 vereadores eleitos nas Eleições Municipais de 2024 em Belém.
A cerimônia de diplomação foi realizada no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e conduzida pelo presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior.
Igor Normando, que recebeu 421.485 votos no segundo turno da eleição em Belém, ainda não assume o cargo em definitivo, o que deve ocorrer apenas no dia 1º de janeiro de 2025, quando ele tomará posse e passará a ser o prefeito da capital paraense.
Considerada a última fase do processo eleitoral, a diplomação é o ato que confirma, efetivamente, a eleição de candidatas e candidatos, deixando-os aptos para assumir os cargos. Assim, durante a cerimônia, ocorre a entrega dos diplomas, assinados pelos juízes eleitorais de cada cidade.
Sobre este momento, Igor Normando declarou a emoção de ser diplomado prefeito de Belém. “Esse é um momento muito especial, talvez um dos momentos mais importantes da minha vida, da minha trajetória e o momento que eu quero dividir com todos aqueles que fizeram parte dessa construção. Porque, embora o diploma venha no meu nome, ele é um diploma oferecido a todos aqueles que acreditaram nesse projeto, que construíram ele conosco e que vão governar com a gente”, afirmou.
Sobre as prioridades nos primeiros 100 dias de gestão, Igor declarou que o foco será o ordenamento público da capital. “Nós vamos resgatar a autoestima da população de Belém. A prioridade nos primeiros 100 dias é colocar a cidade em ordem, colocar a manutenção da cidade em dia. Nós vamos fazer um grande mutirão de limpeza, lançar a campanha ‘Belém Limpa’, que vai ter vários outros desdobramentos, não só o mutirão de limpeza pela cidade”, pontuou.
O desembargador Leonam Gondim ressaltou a tranquilidade notada pelo TRE-PA durante as eleições de 2024. “Após o processo eleitoral, nós não tivemos nenhuma intercorrência grave, concluímos o processo de maneira mais tranquila possível, tanto é que estamos aqui realizando esse ato de diplomação do nosso prefeito, vice-prefeito, vereadores e vereadoras. Apesar da dimensão continental do nosso estado do Pará, nós conseguimos realizar um pleito dentro do esperado”, analisou.
A vereadora eleita Nayara Barbalho (Podemos) destacou a gratidão pela oportunidade de ser eleita pela primeira vez para a Câmara Municipal da capital. “Esse é um momento de alegria, de gratidão, mas principalmente de muita responsabilidade pelo que vem pela frente. Na certeza de que esse mandato, de que esse trabalho será uma construção coletiva com aqueles que acreditaram na gente e com aqueles que vão passar a conhecer o nosso trabalho”, comentou.
Fonte DOL
Reprodução/RBATV