A ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes, cumpriu agenda em Belém (PA), nesta sexta-feira (22.11), e participou de uma audiência com a direção da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), liderada pelo secretário Victor Dias. O objetivo do encontro foi tratar de uma cooperação técnica para qualificação, que pode envolver também a capacitação de mão de obra para o mercado de turismo.
No campo da qualificação, o Ministério do Turismo tem trabalhado na oferta de cursos por meio da Plataforma Qualifica Turismo, da iniciativa “Would You Like” e da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além disso, a Pasta irá inaugurar, em breve, na capital paraense, a primeira unidade da Escola Nacional de Turismo, que iniciará suas atividades devido à COP30, mas que já tem uma segunda unidade projetada para o estado do Rio de Janeiro.
“Esse alinhamento das ações de qualificação com o governo do Pará é muito importante para ampliarmos ainda mais o universo de pessoas beneficiadas com as capacitações que pretendemos ofertar ao longo do próximo ano, e posteriormente como legado da COP30. Entendemos que o mercado de turismo no Pará e na Amazônia crescerá exponencialmente a partir desse evento”, avaliou a ministra.
O secretário Victor Dias ressaltou que o governo estadual, por meio da Sectet, tem promovido a qualificação profissional em diversos segmentos, com grande parte alinhada aos receptivos e à atividade turística em geral.
“O programa Capacita é uma iniciativa do governo do Pará e de parceiros das iniciativas pública e privada. Por meio dele, temos qualificado os profissionais paraenses para atuarem na COP30. Nesse campo, a parceria com o Ministério do Turismo é fundamental para termos o máximo de alcance e de profissionais prontos para receber nossos visitantes”, afirmou.
A ministra reiterou que, durante todo o ano de 2025, as capacitações apoiadas pelo MTur farão parte da união de esforços para que a rede de serviços de Belém esteja preparada para a COP30. “Nesse sentido, vamos apoiar todas as iniciativas de inovação e qualificação no segmento do turismo antes, durante e depois do evento, fortalecendo continuamente a rede de serviços para o setor turístico, que certamente sairá fortalecido desse evento da ONU”, concluiu a ministra.
Por Cléo Soares/Mtur
Crédito Divulgação