Paraenses de Dança em Cadeira de Rodas conquistam mais de 20 medalhas no Campeonato Nacional de Paradança, em São Paulo

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), 12 atletas paraenses de “Dança em Cadeira de Rodas”, conquistaram mais de 30 medalhas no Campeonato Nacional de Paradança e o Festival Nacional de Paradança realizado em novembro, no período de 5 à 8, no centro de treinamentos do Comitê Paralímpico Brasileiro – CBP, em São Paulo.

O Pará segue sendo um celeiro de paratletas que se destacam no cenário nacional e internacional. A equipe paraense da companhia de dança “Do Nosso Jeito”, que realiza um projeto vinculado ao programa paradesporto brasil em rede – PPBR, com apoio do ministério do esporte por meio do programa UFPA Paralímpica e também conta com o apoio do governo estadual, por meio do custeio das viagens para que os atletas possam competir, e da sala de dança do Novo Mangueirão, que fica à disposição do treino da equipe.

O resultado do incentivo aos paratletas vem todos os anos quando eles sobem ao topo mais alto do pódio, e desta vez, além das medalhas, a equipe paraense teve mais uma grande conquista: o título de equipe Campeã Geral da Competição. Tal resultado é fruto do rendimento geral que os atletas conquistaram na competição.

“A emoção foi muito grande, nem tanto pelo fato de estar em primeiro lugar, mas pela alegria de ver o nosso time feliz. Não é fácil para nós atravessarmos o país, em uma viagem de três horas e meia conduzindo expectativas e sonhos. Contudo, é muito gratificante ver os nossos atletas transbordando de felicidade por ter conseguido fazer o que se determinaram. Somos gratos as instituições que nos apoiam, sempre com muita gentileza,
Nossa Gratidão também aos nossos incentivadores e amigos, que nos fazem gigantes com o seu carinho nas redes sociais”, disse a Coreógrafa da equipe, Thays Reis.

No total foram dez medalhas de ouro, quatro Medalhas de prata e sete medalhas de bronze. O técnico Ricardo Reis, enfatizou a importância do apoio do Governo para mais esta conquista da equipe de paradança. “Graças ao apoio da Seel, mais uma grande conquista foi trazida à Paradança Paraense, desta vez recebendo o troféu de campeão geral do Campeonato Nacional de Paradança 2024. Em segundo foi a equipe Solidariedança de São Paulo e em terceiro a equipe Loucurarte de Sergipe”, destaca o técnico.

O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, parabenizou os atletas por mais uma conquista com apoio do Estado. “É um sentimento de orgulho muito grande. Os nossos paraenses da paradança sempre são destaques nos campeonatos nacionais e internacionais. Em 2023 eles conquistaram inclusive um título inédito para o Brasil, com a medalha de ouro no Mundial, pelo David, e teve vários resultados excelentes também, com os outros atletas, e agora novamente no Campeonato Brasileiro, eles levantaram a nossa bandeira do Pará no topo mais alto do pódio. Então o sentimento é de gratidão e de orgulho. Parabéns a toda a nossa equipe paraense da paradança. São os nossos campeões. É nosso, é do Pará!”, parabeniza o secretário.

Confira abaixo o quadro de classificação no Campeonato Brasileiro de Paradança, da equipe paraense de Paradança.

– Aline Rosa:

✓ 1° lugar Single conventional
✓ 1° lugar Grupo Freestyle
✓ 2° lugar combi same gender
✓ 3° lugar Duo freestyle
✓ 4° lugar Single freestyle

– Amanda Karina Sousa:
✓ 1° lugar Combi Latin
✓ 1° lugar Combi Freestyle
✓ 1° lugar Grupo Freestyle

– Débora Cardoso:
✓ 1° lugar no duo freestyle
✓ 1° lugar no combi standard
✓ 1° lugar Grupo Freestyle
✓ 2° lugar no single conventional
✓ 2° lugar no combi latin
✓ 3° lugar no single freestyle
✓ 3° lugar no combi freestyle

– Cleyton Bentes:
✓ 3° lugar Duro Freestyle
✓ 3° lugar Single Freestyle
✓ 3° lugar Single Convencional

– David Pontes:
✓ 1° lugar single freestyle ;
✓ 1° lugar single conventional
✓ 1° lugar Duo freestyle
✓ 1° lugar Combi Latin
✓ 1° lugar Combi Freestyle
✓ 1° lugar Grupo Freestyle

– Itainara Ferreira:
✓ 1° lugar no single conventional Júnior
✓ 1° lugar Grupo Freestyle Júnior
✓ 2° lugar no single freestyle Júnior

– Kellen Melo:
✓ 1° lugar Grupo Freestyle Júnior
✓ 2° lugar combi same gender

– Marcos Eduardo Costa:
✓ 1° lugar Grupo Freestyle
✓ 1° lugar no combi standard
✓ 2° lugar no combi latino
✓ 3° lugar no combi freestyle

– Jeniffer Soares:
✓ 1° lugar Grupo Freestyle

– Maria Alice Caetano:
✓ 1° lugar Grupo Freestyle Júnior
✓ 3° lugar no single conventional Júnior
✓ 4° lugar no single freestyle Júnior

– Sthefane Motta:
✓ 1° lugar Grupo Freestyle Júnior
✓ 3° lugar no single freestyle Júnior
✓ 4° lugar no single conventional Júnior

– Maitê Gabi:
✓ 1° lugar Grupo Freestyle Júnior
✓ 5° lugar no single freestyle Júnior
✓ 5° lugar no single conventional Júnior

Texto: Carol Amorim/ Ascom Seel