A 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado superou as expectativas, mantendo o ritmo das edições anteriores. Em 2024, o evento, norteado pela temática Conexão Futuro, contou com a presença de mais de 30 jornalistas do exterior, que vieram a Gramado para participar do Festuris.
Vieram jornalistas de países como Portugal, Estados Unidos, Espanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Perú, Colômbia, República Dominicana, Equador entre outros, o que gerou uma divulgação significativa para a cidade, e para o evento, em seus países de origem.
Por ser realizado há 36 anos em Gramado, na cidade natal das fundadoras, Marta Rossi e Silvia Zorzanello, o Festuris tornou tradicional proporcionar experiências para um grupo seleto de profissionais da imprensa internacional para conhecerem a região. A programação deste ano levou 16 comunicadores para uma imersão turística em Gramado e Canela.
O roteiro contemplou diversos pontos turísticos como o famoso Lago Negro, a conhecida Rua Coberta, a principal Avenida do município entre outros lugares, além de parques temáticos. E durante as refeições, os jornalistas ainda conseguiram provar um pouco da gastronomia típica, como o churrasco gaúcho e as receitas da culinária italiana trazida pelos imigrantes que colonizaram a região.
O Festuris deste ano findou com resultados expressivos, superando as expectativas dos organizadores. Em relação ao ano passado, o crescimento desta edição foi de 9%, e os negócios gerados durante a Feira chegaram aos R$ 480 milhões. E além das prospecções de marcas, o evento gerou muita conexão entre os participantes e momentos de integração e diversão.
“O Festuris é isso, bons negócios com o valor humano de todos que nos visitam. Essa interação é mais que necessária para o nosso evento, e essa presença de profissionais da comunicação de outros países é fundamental para o Festuris, que tem esse viés internacional desde seus primeiros anos”, comentou Eduardo Zorzanello, CEO do evento.
Festuris
Pietra Pavarotti