Transmarajó começa a ser utilizada nos perímetros já pavimentados

As obras da Rodovia PA-368, conhecida como Transmarajó, avançam e a rodovia já está com pequenos trechos pavimentados, mudando de forma significativa as condições de trafegabilidade para quem utiliza a via nas proximidades de Portel. Quando finalizada, serão 148 quilômetros de estrada construídos ligando o município de Portel a Belém, passando por Cametá.

Questionada sobre o avanço do trabalho de pavimentação e o andamento da obra, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra) não informa quantos quilômetros já foram construídos. Até a última atualização, a Seinfra disse  a obra está dentro do cronograma estipulado em contrato.

A reportagem no Notícia Marajó percorreu o trecho e calcula que já tenham aproximadamente 13 quilômetros pavimentados, o que já facilita a vida dos sitiantes próximos e dos turistas que frequentam os balneários no entorno da cidade marajoara, mesmo tendo que dividir a estrada com o maquinário da obra.  Ao todo, serão investidos na construção e pavimentação da Transmarajó mais de R$ 307 milhões, recursos do Tesouro do Estado. Estima-se que 220 trabalhadores, entre diretos e indiretos, trabalham nos quatro lotes da obra de asfaltamento que se estende por diversos quilômetros.

Conforme o site “Notícia Marajó” informou, as obras de construção da PA-368, ligando Portel, na Região de Integração do Marajó, a Cametá, no Baixo Tocantins, e, consequentemente, a Belém, devem ser concluídas num prazo de dois anos. Os trabalhos foram divididos em quatro trechos que foram construídos por empresas diferentes.  Ao todo serão 148 quilômetros de estrada, já apelidada de Trans Marajó, que serão abertos e pavimentados do perímetro urbano de Portel até a BR-422. O trabalho, explicou a Se infra, será de implantação de rede de drenagem de águas pluviais, terraplanagem, asfaltamento, e sinalização de trânsito horizontal e vertical.

Foto: @agencia.imagens2.8