O programa Belém por Elas chegou no sábado (26), ao bairro da Pratinha, em Belém, levando serviços de saúde gratuitos e de qualidade para as mulheres da comunidade. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com o objetivo de ampliar o acesso a exames preventivos e garantir o cuidado integral com a saúde da mulher. A ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Pratinha, com início às 8h da manhã e o encerramento, que seria ao meio-dia, precisou se estender até às 14h, devido à grande adesão da comunidade, beneficiando cerca de 280 mulheres.
Maria do Carmo Tavares, técnica de enfermagem que atua na UBS da Pratinha há 38 anos, ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade. “Essas ações não costumavam acontecer na nossa unidade. A adesão foi excelente, porque muitas mulheres não conseguem comparecer durante a semana. Como profissional da saúde, fico muito feliz em ver esse olhar mais humano da nova gestão para o nosso povo. Estamos vivendo o início de uma transformação no atendimento à saúde“, afirmou.
Entre os serviços mais procurados estavam a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU) e as consultas com clínico geral. A população também contou com vacinação, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), agendamento de mamografias, encaminhamentos para consultas ginecológicas e pediátricas, além de atendimentos com nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.
SAÚDE MAIS PERTO
De acordo com Daniela Salheb, coordenadora das Casas Especializadas da Sesma, a ação foi pensada para atender a uma necessidade real da população feminina de Belém. “O Belém por Elas é um programa que reforça que o cuidado com a mulher deve ser permanente, não apenas no mês de março. Muitas mulheres não conseguem comparecer às unidades de saúde durante a semana por conta de seus compromissos como mães e trabalhadoras. Por isso, realizamos essa ação aos sábados, em unidades mapeadas previamente pela equipe da Sesma, para facilitar e ampliar o acesso os serviços”, explicou.
DEPOIMENTOS
A autônoma Janete Ferreira, de 49 anos, aproveitou a manhã de serviços acompanhada da filha, Vitória Lorrane Seabra, de 18 anos. As duas realizaram consultas com psicólogo, nutricionista e clínico geral, além de testes rápidos. “A unidade está de parabéns. Não é nem nota 10, é nota 1000! Fui muito bem atendida, consegui fazer vários procedimentos de uma vez só. Até tirei meu Cartão SUS que estava pendente. Tudo foi muito rápido, a organização está de parabéns”, elogiou Janete.
Outra participante, Marli Oliveira, de 55 anos, moradora da Pratinha, alterou seus planos de fim de semana para priorizar a saúde.
“Assim que soube da ação, desmarquei meus compromissos. Consegui fazer a consulta, o exame de PCCU e ainda saí com encaminhamento para a ginecologista”, contou satisfeita.
A jovem estudante Camile Portilho, de 18 anos, também participou da ação e destacou a importância do cuidado preventivo. “Sempre me cuidei, mas o acesso aos serviços de saúde sempre foi muito difícil. Esta é a primeira vez que vejo esse tipo de ação aqui. Fui vacinada e fiz o meu exame do PCCU. Estou muito satisfeita com o atendimento”, disse.
Já Regiane Souza, de 40 anos, aproveitou o sábado para realizar agendamento de mamografia, testes rápidos e consulta com clínica geral. “Durante a semana não tenho tempo. Hoje consegui resolver tudo de forma muito prática. Estou adorando, foi muito produtivo”, comentou.
DEMANDA REDUZIDA
Durante a ação, foram realizadas cerca de 50 coletas do exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU), 100 consultas com clínico geral, 49 testes rápidos e aplicadas 84 doses de vacinas, entre outros serviços. A iniciativa integra a estratégia da Sesma para fortalecer a atenção primária à saúde nos distritos, promovendo cuidado, prevenção e acesso a serviços essenciais de forma gratuita e descentralizada.
HISTÓRICO DE SUCESSO
O primeiro mutirão da saúde do Programa Belém por Elas foi realizado no bairro da Marambaia, onde aproximadamente 200 mulheres foram atendidas. Assim como na Pratinha, a ação ofereceu serviços de vacinação, testagem rápida, coleta de PCCU, consultas médicas, agendamento de mamografias e atendimento odontológico.
Da Agência Belém