Com anos de espera por atendimento médico especializado e histórias marcadas por superação e esperança, a população de Outeiro recebeu a quarta edição do Viradão da Saúde, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na sexta-feira (25). A ação integra a programação de aniversário do distrito e reforça o compromisso da gestão municipal com o cuidado com a saúde da população.
Os atendimentos ocorreram no espaço da Fundação Escola Bosque (Funbosque), e contemplaram especialidades como cirurgia geral, endocrinologia, oftalmologia e dermatologia. Ao todo, 150 pacientes, previamente agendados pela equipe da Sesma, foram atendidos.
Além das consultas, foram realizados encaminhamentos para exames de imagem, laboratoriais e, quando necessário, para outras especialidades. Entre os beneficiados esteve a moradora Renaura Ferreira, de 70 anos, que esperava há oito anos por uma consulta com cirurgião geral.
“Preciso fazer uma cirurgia para retirada da vesícula. Todo esse tempo aguardando prejudicou muito minha saúde, perdi 11 quilos, entro em crise, vou internada, mas nada se resolve. Agora, tenho certeza de que farei essa cirurgia tão esperada. Amei essa iniciativa. A população precisava desse empurrão na saúde”, afirmou emocionada.
Outro relato comovente foi o da aposentada Rita Reis, de 60 anos, que enfrentava dificuldades de visão há cinco anos. “Quando a nova gestão entrou, voltei ao posto de saúde com esperança. Fui informada que meu encaminhamento havia sido perdido, mas a nova equipe que assumiu a direção do posto se dedicou a me ajudar. Hoje, estou saindo com a receita e o medicamento, pronta para fazer meus óculos. Vou voltar a enxergar e ter mais qualidade de vida”, comemorou.
POPULAÇÃO INDÍGENA
A ação também contemplou a comunidade indígena warao, migrante da Venezuela e residente em Outeiro. Enriz Lorenzana foi um dos atendidos, com apoio da equipe da unidade básica de saúde do distrito. “Estou muitíssimo agradecido e feliz. Consegui minha consulta com a ajuda de todos”, disse.
Redução de filas e fortalecimento da saúde pública
Para a diretora do Departamento de Regulação da Sesma, Thalita Fernandes, o Viradão da Saúde já mostra bons resultados na vida de muita gente.
“É emocionante ver o resultado dessa ação. A gente sabe que tem pessoas que esperam há anos por uma consulta, e agora elas estão sendo atendidas com carinho, com escuta e com resolutividade. Já percebemos a redução das filas em várias especialidades, e isso mostra que estamos no caminho certo. O Viradão é mais do que números, é sobre cuidar de pessoas, dar respostas e devolver esperança”, afirmou.
As três edições anteriores do Viradão da Saúde — realizadas nos bairros do Bengui, Icoaraci e Tapanã — somam mais de 1.500 atendimentos e reduziram em mais de 50% as filas da regulação. Em Outeiro, a iniciativa se reafirma como símbolo de cuidado, inclusão e valorização da saúde pública.
Da Agência Belém