Brasil lidera ações contra exploração sexual infantil no turismo com evento internacional em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu (PR) será palco em junho de grande mobilização liderada pelo Brasil para debater ações de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes na atividade turística. Com promoção do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com Itaipu Parquetec (Parque Tecnológico de Itaipu), Itaipu Binacional e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o 2º Encontro de Turismo Responsável terá a participação de gestores nacionais e internacionais para discutir e fortalecer estratégias no combate ao crime.

Entre 03 e 05 de junho, o evento contará com três momentos de destaque: um Seminário Internacional, que reunirá experiências e boas práticas para fortalecer políticas preventivas a partir da sensibilização de gestores públicos e prestadores de serviços turísticos; a 18ª Reunião Anual do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA) – que celebra 20 anos de atuação – e uma oficina de planejamento de ações. Os debates também buscam posicionar o Código de Conduta Brasil, criado pelo Ministério do Turismo para incentivar o engajamento do setor, como um compromisso contínuo na área.

A secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes, ressalta que o objetivo é ampliar esforços na prevenção de crimes sexuais no segmento. “A proposta é que haja uma sinergia de ações, além de posicionar o Brasil como líder na defesa dos direitos humanos, especialmente da infância e da adolescência, enviando uma mensagem clara ao mundo de que a exploração sexual de menores não será tolerada”, frisa a secretária, que comandou recentemente uma reunião preparatória para os encontros em Foz.

Já a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero, observa que os debates incentivam a adoção de boas práticas. “Ao sediar um evento internacional sobre o tema, o Brasil não só promove uma reflexão coletiva sobre as ações necessárias para a prevenção desse crime, mas também inspira outros países a adotar uma postura mais proativa”, destaca Carolina, que coordena a realização dos eventos.

GARA

Formado em 2005 por iniciativa do Brasil, o GARA reúne 15 países da América Latina e do Caribe e proporciona colaboração no enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo, a partir do compartilhamento de experiências. O grupo constitui uma plataforma de cooperação e ações conjuntas, permitindo que países da região troquem informações e desenvolvam estratégias para erradicar crimes contra a infância no turismo.

Além do Brasil, o GARA conta com a participação de Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

CÓDIGO

O Código de Conduta Brasil trabalha a sensibilização e a orientação de empresas turísticas, de seus funcionários e colaboradores para que assumam a missão de contribuir com a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no ramo. A adesão à iniciativa exige que o interessado esteja inscrito no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do MTur), bem como a assinatura de um termo de compromisso. (Saiba mais AQUI)

Por André Martins/Ministério do Turismo