CIIR celebra inclusão com cultura pop, cosplay e gastronomia temática em sua 1ª Feira Geek

Na quarta-feira (16), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou a 1ª Feira Geek, promovida pelo setor de Arte e Cultura. O evento, aconteceu das 9h às 16h no hall do bloco C, e levou diversão, cores e muito entusiasmo ao público interno da instituição, com uma programação especialmente voltada para o universo geek e nerd, fortalecendo os pilares de inclusão, lazer e bem-estar.

Durante a programação, usuários, acompanhantes e colaboradores participaram de diversas atrações, como jogos, exibição de filmes, desfile de cosplay, música ambiente e uma feira com expositores que apresentaram produtos temáticos como camisetas, doces personalizados, cadernos artesanais, pelúcias, canecas, bottons, entre outros.

Participaram da feira empreendedores como Delícias da Fa, Hey!Sol Store, Otaku Smash Store, Poke Stok, Cecília Artesanatos, Mundo Geek, K&D Gastronomia e Artesanato e a Batata Metaleira, representada por Ariane Torres, de 27 anos. Estreando no evento, Ariane compartilhou a experiência de apresentar seus produtos artesanais ao público do CIIR.

“Essa é minha primeira vez participando aqui e fui muito bem recebida. A feira é uma chance de mostrar o que eu gosto e faço com carinho: caderninhos com capas inspiradas em animes como Naruto, Dragon Ball, One Piece, além de séries como Harry Potter. Tudo é feito à mão, desde o corte até o desenho. Também criei cordões identificadores de deficiências ocultas, a pedido de clientes que sentiam essa necessidade”, contou Ariane, entre atendimentos no estande.

Para a professora de Teatro do CIIR, Paula Barros, que durante o evento estava caracterizada como a personagem Nanna Chorona, a iniciativa teve um valor simbólico e afetivo significativo. “A Feira Geek foi pensada para proporcionar aos nossos usuários e profissionais uma experiência que une inclusão, diversidade e multiculturalidade. É uma forma de reconhecer as múltiplas identidades presentes na instituição e promover, por meio da arte e da cultura pop, um espaço de pertencimento e expressão.”

IMPACTO

A iniciativa surpreendeu o público que estava em meio aos atendimentos em saúde, como Maria Zuleide Almeida, 65 anos, avó da pequena Maria Helena Silva, de 7, que veio ao CIIR para a primeira consulta pediátrica. A criança está em processo de investigação de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “Muito boa essa atividade, porque toda criança quer esse tipo de diversão, principalmente minha neta, que é muito agitada. Está sendo prazeroso acompanhá-la nessa atividade do mundo geek. Ela assiste muito na televisão e adora esses personagens. Se identifica muito”, contou.

Ao encerrar a programação, a 1ª Feira Geek do CIIR deixou uma marca afetiva em todos os participantes e reforçou o compromisso da instituição com a promoção da saúde integral, inclusão e bem-estar de seus usuários, familiares e colaboradores.

REFERÊNCIA

CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço:

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

Da Agência Pará