Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), 23 atletas paraenses subiram ao pódio da Copa Brasil de Muay Thai, conquistando 12 medalhas de ouro, sete de prata e quatro de bronze, na categoria amador (junior/adulto). Além das medalhas, os paraenses disputaram os cinturões no Semi-Pro, e trouxeram quatro cinturões e o troféu de primeiro lugar por equipe.
O evento multiesportivo é considerado um dos maiores da América do Sul. Esta edição reuniu mais de 100 atletas, representando 12 estados brasileiros, entre os dias 4 e 6 de abril. A realização é da Confederação de Muay Thai do Brasil e Sidlutas Brasil, no Arnold Sports Festival South America, em São Paulo (SP).
COMPROMISSO COM A INCLUSÃO
O titular da Seel, Cássio Andrade, ressaltou a relevância do apoio do Governo do Pará para o êxito dos atletas em competições nacionais. “Esse apoio é crucial para incentivar o desenvolvimento esportivo na região, proporcionando recursos e estrutura necessárias para que os atletas possam competir, de igual para igual, com adversários de todo o País. A iniciativa de fortalecer o esporte amador, olímpico e paralímpico, por meio do apoio governamental, contribui para a inclusão social e o fortalecimento do espírito esportivo, ao engajar jovens e adultos em atividades saudáveis e promissoras. O compromisso do governo com o esporte reforça a importância do investimento contínuo no setor, visando não apenas conquistas esportivas, mas também o fomento e a inclusão social”, frisou o secretário.
Atleta campeão na categoria até 75 kg, Anderson Abreu, 25 anos, disse que “essa conquista é momento de felicidade, de missão cumprida, dever cumprido. Graças a Deus, eu consegui o resultado esperado. Lutei com um atleta que é bom, duríssimo, com bastante experiência, e pude fazer meu jogo. Fiz meu trabalho e saí com um resultado positivo”, contou Anderson.
Sobre a parceria da Seel, o atleta ressaltou que, “com certeza, a Secretaria de Esporte deu um grande apoio pra nós. Não só atletas, mas para a comissão técnica, também. E foi uma ajuda de grande valia, que nos ajudou em tudo, tanto com passagem, hospedagem e alimentação. Eu só tenho a agradecer à Seel por estar dando esse apoio pra nós. A gente é sonhador, sonha ser atleta profissional, sonha algo a mais no futuro. E só tenho a agradecer à Secretaria por todo esse apoio que ela tem nos dado”.
A presidente da Federação de Muay Thai do Pará, Luciana Silva, disse que “o Pará, mais uma vez, se destaca no maior Festival Multiesportivo da América do Sul – Arnold Sports. Isso não seria possível sem o apoio do governo do Estado, por meio da Seel. Somos muito gratos ao Governo do Pará, e à Seel, por todo o incentivo que vem sendo dado às diversas modalidades esportivas do Pará, desde a preparação até o momento da competição”.
Medalhas de ouro conquistadas
Sophia Alcântara – Junior F 48 kg
Samira Rodrigues – Junior F 51 kg
Laura Carrera – Junior F 54 kg
Yann Marinho – Junior M 60 kg
Isaac Nascimento – Junior M 63,5 kg
Isaac Cardoso – Adulto U23 M 51 kg
Walyson Santos – Adulto U23 M 63,5 kg
Tiago Mendes – Adulto Elite M 60 kg
Gustavo França – Junior M 45 kg
Yuri Oliveira – Semi-Pro M 63,5 kg
Guilherme Moura – Semi-Pro M 71 kg
Anderson Abreu – Semi-Pro M 81 kg
Atletas Cinturões
Gustavo França – Cinturão Junior M 45 kg
Yuri Oliveira – Cinturão Semi-Pro M 63,5 kg
Guilherme Moura – Cinturão Semi-Pro M 71 kg
Anderson Abreu – Cinturão Semi-Pro M 81 kg
Medalhistas de prata
Luís Felipe Silva – Junior M 45 kg
Ana Beatriz Lima – Junior F 48 kg
Elias Guerreiro – Adulto Elite M 60 kg
Felipe Guerreiro – Adulto Elite M 63,5 kg
Helen Cristina Fernandes – Adulto Elite F 71 kg
Max Araujo – Adulto Elite M 75 kg
Yara Almeida – Semi-Pro F 57 kg
Medalhistas de bronze
Juliana Nogueira – Junior F 51 kg
Jean Silva – Junior M 60 kg
Manoel Ribeiro – Adulto Elite M 60 kg
Kleber Hiago – Semi-Pro M 71 kg
Premiação por Equipes
PA – 1º Lugar
SC – 2º Lugar
RJ – 3º Lugar
PARÁ – 23 atletas
🥇 12 ouros
🥈 7 pratas
🥉 4 bronzes
🏅 4 cinturões (3 adultos e 1 infantil)
Da Agência Pará