EUA: Verificação da Meta deixará de funcionar nesta segunda

A empresa de tecnologia Meta anunciou que seu programa de verificação deixará de funcionar nos Estados Unidos a partir desta segunda-feira (7), e será substituído gradualmente por notas escritas pela comunidade. O anúncio foi feito na última sexta-feira (4).

– Na segunda-feira à tarde, nosso programa de verificação de dados nos EUA será oficialmente encerrado. No lugar das verificações de dados, as primeiras notas da comunidade aparecerão gradualmente em Facebook, Threads e Instagram, sem sanções – escreveu o diretor de assuntos globais da empresa, Joel Kaplan, na rede social X.

A Meta já tinha revelado, em janeiro, que acabaria com o programa de verificação em suas plataformas, que nasceu para combater a desinformação nas redes sociais, um gesto que foi entendido como uma aproximação com o governo Trump, que descreveu esses programas de confirmação como “censura”.

Antes dessa mudança, esse trabalho era realizado por especialistas e organizações independentes de verificação de dados.

O fundador do Facebook e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que a empresa voltará às suas raízes e se concentrará em reduzir erros, simplificar políticas e restaurar a liberdade de expressão em suas plataformas.

A Meta anunciou, em março em comunicado, que suas novas notas da comunidade usarão inicialmente a tecnologia desenvolvida pelo X.

A empresa destacou ainda que, com essa tecnologia do X, poderá “aprender com os pesquisadores que a estudaram e melhorar o sistema” de suas próprias plataformas, além de esclarecer que, ao desenvolver sua própria versão, poderá explorar diferentes sistemas.

Do Pleno.News com informações da Agência EFE