A Federação de Karate do Pará realizou no final de semana a primeira etapa do Campeonato Paraense de 2025. A competição aconteceu no ginásio da Escola Superior de Educação Física e contou com a participação de atletas de vários municípios do Pará.
O município de Benevides foi representado por 9 alunos da Associação Teixeira de Artes Marciais [ATAM, com sede no distrito de Murinin, A equipe obteve resultados notáveis, com 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.
Atletas medalhistas da Associação Teixeira:
Caio Daniel: Prata no Kata – PCD
Andressa Brígida: Campeã no Kata – Sub14 – Divisão de Novos;
Marcelo Silva: Prata no Kata – Sub10 e Bronze no Kumite;
Valdenis Santos: Campeão no Kata e Bronze no Kumite – Master;
Yasmim Nascimento: Campeã no Kata e Prata no Kumite Sênior – DE -50Kg;
Ian Silva: Bronze no Kumite – Sênior DN -75kg.
Destaques da competição:
Marcelo Silva, de apenas 8 anos, faixa amarela, com apenas 7 meses de treinamento na ATAM e estreante em competições, conquistou 2 medalhas: prata e bronze.
Outro grande destaque da ATAM foi a atleta Andressa Brígida, também faixa amarela, que venceu as 4 rodadas por 5-0, mostrando um talento incrível na modalidade de kata.
Também foi destaque o atleta estreante Caio Daniel. Ele conquistou medalha de prata na categoria PCD Físico.
A conquista marca o exemplo de compromisso da ATAM com a inclusão e o atendimento a todos, independentemente de suas habilidades ou necessidades especiais com projeto karate: um caminho de educação e inclusão.
Os atletas Lívia Barbosa, Carmen Daniela e Calebe Gama representaram a associação com distinção, mesmo não conseguindo pódio, contudo, todos puderam mostrar seus potenciais.
Os karatecas da ATAM foram acompanhados pelas técnicas Tulia Monteiro, Yasmim Nascimento e Kezia Patricia.
“Iniciamos a temporada 2025 com excelentes resultados, o que será muito importante para nossos atletas que pretendem disputar as etapas do Campeonato Brasileiro de 2025. A nossa associação segue contribuindo, fortalecendo e promovendo o karate do Estado do Pará. Hoje cada atleta deixa sua marca na história da arte marcial paraense”, diz Daniel Lobato, presidente da Associação Teixeira de Artes Marciais [ATAM].
Segundo Daniel, a associação segue com sua programação e preparação para a segunda etapa do campeonato paraense no mês de junho. Ainda no mês junino será realizado o Exame de Faixas Dangai, onde os alunos serão avaliados pelo professor Roque Sergio, diretor técnico da ATAM, e senseis convidados.
O evento está marcado para o dia 29 de junho, na sede da Associação Teixeira de Artes Marciais, localizada na Avenida Dez de Agosto, 146, Murinin, em Benevides.
Colaboração: Braz Chucre/Foto: ATAM/Divulgação