Terremoto de magnitude 4,3 é registrado em Parauapebas

Um tremor de terra foi registrado em Parauapebas, no sudeste do Pará, na madrugada desta quinta-feira (03). De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o terremoto atingiu magnitude 4,3 na Escala Richter e ocorreu nas proximidades da Terremoto de magnitude 4,3 é registrado em Parauapebas e da região do Salobo. Apesar do susto, não há registro de feridos ou danos significativos.

O abalo sísmico aconteceu por volta das 4h e, segundo os especialistas, foi um sismo raso, ocorrido a 0 km de profundidade, ou seja, próximo à superfície da terra. Mesmo sendo considerado moderado, alguns moradores relataram nas redes sociais que sentiram as residências tremerem durante o fenômeno.

O tremor não causou grandes prejuízos materiais, mas reforça um padrão recente de atividade sísmica na região. Em janeiro deste ano, Parauapebas já havia registrado três tremores: um no dia 4, com magnitude 2,8; outro no dia 5, de 3,1; e um último no dia 9, novamente com 2,8.

O impacto do terremoto também foi sentido em municípios vizinhos. Moradores de Canaã dos Carajás, que fica a cerca de 60 km de Parauapebas, relataram ao Portal Gazeta que perceberam o abalo. Uma moradora do Bairro Jardim Florido contou que sentiu seu apartamento tremer durante o evento.

Defesa Civil se manifesta sobre o tremor

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Parauapebas divulgou uma nota informando que, até o momento, não recebeu nenhum chamado ou ocorrência relacionada ao tremor.

A Defesa Civil destacou que, devido às características geológicas da região e à proximidade do chamado Falha de Carajás, pequenos abalos sísmicos podem ocorrer com certa frequência, sendo que a maioria deles é de baixa magnitude e passa despercebida pela população.

O órgão reforçou ainda a importância de a população acionar os canais oficiais em caso de tremores ou qualquer situação que represente risco. O atendimento está disponível 24 horas pelos seguintes contatos:

Central de Atendimento e Despacho (CAD): 190

WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO): (94) 99278-0431

A orientação da Defesa Civil é que os moradores permaneçam atentos e sigam as recomendações de segurança em casos de novos tremores.

 

TREMORES

A sensação de um terremoto depende da localização da pessoa, do local onde o terremoto ocorre e da sua magnitude.

Um terremoto grande e próximo pode parecer um choque repentino, seguido de um tremor mais forte.

A duração do tremor pode variar de alguns segundos a alguns minutos.

A sensação de um terremoto pode variar de acordo com a localização da pessoa.

Terremotos no Brasil

O Brasil não tem terremotos de grande magnitude devido à sua localização geográfica.

Os tremores de terra que ocorrem no Brasil são geralmente de baixa magnitude e muitas vezes passam despercebidos.

Os tremores de terra que ocorrem no Brasil são geralmente causados por terremotos que ocorrem em países vizinhos.

Tipos de terremotos

Os três principais tipos de terremotos são os tectônicos, os vulcânicos e os de colapso.

Os maiores terremotos ocorrem quando duas placas tectônicas colidem.

Terremotos: o que são, causas, consequências – Mundo Educação

Maiores terremotos do Brasil O Brasil, em razão da sua localização geográfica, em uma zona intraplaca do planeta, não registra terremotos de grande magnitude. O…

Um pequeno terremoto distante provavelmente não será sentido, mas se você sentir, será um ou dois tremores sutis e suaves, mais fáceis de sentir se você estiver parado e sentado.

Do PASSAPORTE com informações do portal Pebinha de Açúcar