Abusca por parcerias para reforçar o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil é o objetivo da presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, no Canadá, onde cumpria agenda institucional na quinta-feira (20.03). Na cidade de Valcourt, Sabino foi à fábrica da Bombardier Recreational Products (BRP), empresa canadense especializada em veículos para atividades turísticas, como motos elétricas, aquáticas, quadriciclos e snowmobiles (para uso na neve).
O ministro Celso Sabino celebrou a possibilidade de firmar novas colaborações internacionais na área, a fim de ampliar a adoção de práticas voltadas à sustentabilidade no turismo nacional. Segundo o Portal US News & World Report, o Brasil ostenta o título de melhor país para turismo de aventura.
“A BRP já tem um grande mercado no Brasil, especialmente nas nossas trilhas, na nossa costa atlântica e em várias regiões do Brasil. Aqui, nós pudemos ver a experiência da companhia na área da sustentabilidade, como a evolução dos motores elétricos”, comentou Sabino, que convidou representantes da empresa para participarem da COP30 deste ano, que acontece em Belém (PA).
A programação de Sabino no Canadá também inclui um encontro com dirigentes da Associação de Turismo Indígena, em Quebec. A entidade cria e promove experiências na área, sendo formada por empresas de propriedade de indígenas locais.
“O Canadá está muito avançado nessa parte do turismo dos povos originários. Nós vamos conhecer como aproveitar o turismo de forma sustentável, responsável e solidária com povos originários”, concluiu o ministro do Turismo.
André Martins/Ministério do Turismo