POR ROSE LARRAT
De forma bastante resumida, podemos afirmar que o conceito de ética no turismo se baseia em duas palavras: consciência e respeito.
Em primeiro lugar, todos aqueles que estão envolvidos no turismo devem ter consciência do seu papel nesse cenário, desde o turista que pretende se deslocar até o agente de turismo que vai recebê-lo no destino.
Afinal, sem estar devidamente conscientizado, o ente, seja ele qual for, não terá a completa noção dos seus próximos passos e sua repercussão.
Em uma segunda análise, a ética no turismo pressupõe a prática de um respeito mútuo e constante.
Como exemplo, você, que tem um empreendimento posicionado no mercado turístico, precisa agir respeitosamente com todos, desde os fornecedores que possibilitam a oferta de produtos e/ou serviços, até o cliente final, que “sustenta” o seu negócio.
Por outro lado, os turistas devem ser instruídos sobre alguns tipos de abordagens e às boas práticas necessárias durante os deslocamentos, etc.
Com tudo isso, podemos concluir dizendo que a prática da ética no turismo é como a argamassa que une os tijolos de uma parede: a liga que dá sustentação à toda a estrutura.
https://www.instagram.com/reel/DGqordENyOtKj0mDMJhYSuCUy3aeW650NAWbd40/?igsh=MTVmbWZwZGx6ZXFnOQ==