Ministro Celso Sabino destaca ações do governo federal para impulsionar o turismo durante evento empresarial

O ministro do Turismo, Celso Sabino, abriu ontem (26.02), em Brasília (DF), o calendário anual de encontros do Grupo de Líderes Empresariais do Distrito Federal (Lide Brasília). A primeira reunião mensal do grupo este ano foi realizada durante um almoço-debate, no qual o ministro proferiu a palestra “Avanços e Perspectivas para o Mercado do Turismo no Brasil”. Na ocasião, Sabino destacou ações de estímulo ao setor no Brasil adotadas pelo governo federal.

O ministro Celso Sabino apresentou os principais avanços do ramo no ano passado, como a quebra do recorde de visitantes internacionais no país: 6,7 milhões, resultado 12,6% superior ao de 2023.

Ao abordar as perspectivas de 2025 na área, Sabino afirmou que o panorama já é bastante animador. “Somente neste mês de janeiro de 2025, o Brasil já recebeu 1,4 milhão de turistas estrangeiros.

É um crescimento de 55% sobre janeiro do ano passado. E, principalmente, é um indicativo muito importante do que vamos ter pela frente este ano, um grande incremento do setor que, em um futuro próximo, promete ser a grande mola propulsora da economia brasileira”, declarou o ministro

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também prestigiou o evento e enalteceu a contribuição do governo federal aos bons resultados do turismo nacional.

“O Turismo é uma pasta que tem trabalhado muito, e a gente tem que ressaltar que o ministro Celso é muito atencioso com as demandas que chegam a ele. Não deixa de atender um telefone, de responder uma mensagem, de sempre se colocar à disposição tanto aqui do Governo do Distrito Federal quanto dos secretários de Turismo também de todos os estados”, afirmou Ibaneis.

LIDERANÇAS

O Lide Brasília, presidido pelo ex-senador e empresário Paulo Octávio e idealizado por empresários de vários setores, proporciona um espaço para a troca de ideias. Mensalmente, o grupo reúne representantes da iniciativa privada e autoridades para discutir temas estratégicos ligados ao desenvolvimento econômico e social da capital federal e do Brasil.

Por Cléo Soares/Ministério do Turismo

Foto: Roberto Castro