População de Redenção terá atendimento no Bloco da Saúde da FESAR

A Faculdade de Ensino Superior da Amazônia – FESAR, localizada em Redenção, no sul do Pará, inaugura nesta segunda-feira, 24, seu novo Bloco da Saúde, uma estrutura moderna que fortalecerá a formação acadêmica e ampliará o atendimento médico na região. A iniciativa busca suprir a crescente demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando não apenas os moradores de Redenção, mas também das cidades vizinhas: Conceição do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Floresta do Araguaia, Pau D’arco, Rio Maria, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia, Xinguara e Bannach.

Com um total de sete salas de aulas práticas, um centro de simulação realística de última geração e 29 consultórios equipados, o novo espaço permitirá a realização de até 1.300 atendimentos médicos gratuitos por mês. As especialidades oferecidas incluem Clínica Médica, Clínica Cirúrgica (procedimentos de baixa complexidade), Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia/Obstetrícia e Psiquiatria.

A FESAR integra a Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica no Brasil. O centro de simulação realística, exclusivo para alunos, possui 12 salas equipadas com tecnologia de alta e baixa complexidade, incluindo manequins médicos avançados que proporcionam uma experiência imersiva para os estudantes de medicina, elevando a qualidade do aprendizado.

“A oferta de serviços médicos em diversas especialidades ajudará na prevenção de doenças, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo de condições crônicas. Além disso, o novo bloco incentivará a formação de novos profissionais de saúde, fundamentais para a melhoria contínua do sistema de saúde na região”, destaca Nádia Albuquerque, diretora-geral da FESAR.

INOVAÇÃO

A nova estrutura também reforça a metodologia inovadora adotada pela FESAR. O coordenador acadêmico, Diogo Amaral, enfatiza a implementação da Aprendizagem por Grupos (APG), que estimula a autonomia dos alunos. “Os estudantes são protagonistas do seu aprendizado, debatendo casos clínicos e desenvolvendo pensamento crítico para a resolução de desafios médicos. Esse método promove habilidades essenciais para uma medicina humanizada e focada nas necessidades da população”, explica Amaral.

Já Joaquim Cunha, diretor regional de graduação da Afya, ressalta que a estrutura do novo Bloco da Saúde permitirá aos alunos vivenciar práticas médicas desde a graduação, com acesso a especialidades que só a FESAR oferece na região. “Tudo isso em um ambiente moderno, alinhado às metodologias mais avançadas do ensino de medicina no Brasil e no mundo”, afirma Cunha.

ATENDIMENTOS JÁ INICIADOS

Os atendimentos nos novos consultórios já estão em funcionamento, com suporte de médicos-professores e alunos a partir do terceiro semestre. Hilda Klein, presidente da Associação de Pais e Amigos Amor Azul de Redenção (APAAR), destaca a importância do ambulatório da FESAR no atendimento a crianças autistas cuidado de agendar horários adequados para as mães atípicas e ajudaram a fechar diagnósticos de muitas crianças. Aqueles que precisam de acompanhamento prolongado sempre recebem suporte com um atendimento humanizado e de qualidade”, relata Hilda.

Para ser atendido, o paciente deve apresentar documento de identidade e número do cartão SUS. Após a triagem, será encaminhado para a especialidade necessária. O Bloco da Saúde também prevê a ampliação dos atendimentos para o período noturno ainda neste semestre, reforçando o compromisso da FESAR em integrar ensino de excelência e impacto social positivo.

Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h40, na Av. Brasil, S/N, Setor Alto Paraná. Para mais informações sobre os atendimentos, entre em contato pelo telefone (94) 98808-7704.

SOBRE A AFYA

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo Valor Inovação (2023) como a mais inovadora do Brasil, e Valor 1000 (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio Executivo de Valor (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.

Foto: Divulgação