Mais de 300 pessoas atendidas no Viradão da Saúde

O distrito de Icoaraci, em Belém (PA), foi palco da segunda edição do “Viradão da Saúde” na noite de ontem, sexta-feira, 21. A iniciativa inédita promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), tem o objetivo de zerar as filas de espera para atendimento nas unidades de saúde da capital e nos distritos, garantindo atendimentos médicos especializados.

“O Viradão da Saúde é um programa que a Prefeitura de Belém criou justamente para atender as pessoas que, muitas vezes, estão esperando por uma consulta especializada há mais de dois anos ou até três anos. Cada Viradão realizado elimina em praticamente 50% as filas de espera. Hoje, a prefeitura garantiu atendimentos de ortopedia, oftalmologia, endocrinologia, dermatologia, cirurgia geral e pneumologia “, disse o prefeito Igor Normando.

Mais de 300 pessoas foram atendidas na segunda edição do Viradão da Saúde realizado no distrito de Icoaraci. Foi o caso de Maria Aparecida, de 47 anos, que amargava na fila de espera por uma consulta com o clínico geral há cinco anos.

“Toda vez que eu procurava atendimento nos postos nunca conseguia. Agora que apareceu essa oportunidade eu tive a chance de ser atendida e foi muito bom. Resolvi meu problema e saio daqui satisfeita”, garantiu.

O caso de Aparecida se assemelha à da doméstica Alda Silva, de 59 anos, que esperava por uma consulta com um oftalmologista. Foi graças ao mutirão que esse atendimento foi possibilitado e a espera chegou ao fim.

“Eu estava esperando há quase um ano por uma consulta com um oftalmologista. Graças a Deus e a prefeitura que eu consegui. É uma vitória. Me ligaram com detalhes do atendimento e eu fiquei muito feliz”, desabafa.

DEMANDA REPRIMIDA

Para o Viradão da Saúde a Sesma faz um levantamento prévio dos pacientes cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estavam nas filas de regulação para consultas especializadas. Feito o levantamento, as equipes de saúde entram em contato com os pacientes e agendam os horários das consultas.

Alcides Queiroz, de 70 anos, foi atendido para uma consulta de cirurgia geral e expressou satisfação com a organização e a iniciativa da prefeitura com a realização de mais uma edição do Viradão da Saúde em tão pouco tempo.

“Eu nunca imaginei que teria um atendimento assim perto de casa e ainda de graça. A ação ajuda muito quem não tem tanto acesso aos serviços de saúde. Com certeza isso faz a diferença para muita gente aqui na região”, disse.

O secretário de Saúde, Rômulo Nina, frisou a importância da participação da comunidade nas ações de saúde preventiva. “É uma satisfação enorme dar continuidade ao Viradão da Saúde, levando uma programação que vai alcançar todas as áreas da nossa Grande Belém, uma iniciativa que é estimulada pelo prefeito Igor Normando que, com a estrutura da Sesma, leva as especialidades para a população direcionada, organizada, atendendo a demanda”, frisou.

VIRADÃO DA SAÚDE

O primeiro Viradão da Saúde da Prefeitura de Belém foi realizado em janeiro na Usina da Paz do Bengui, contemplando moradores dos bairros Bengui e Tapanã.

A Prefeitura de Belém vai levar o mutirão a todos os distritos da capital paraense, atendendo as pessoas cadastradas nas unidades básicas de saúde que ainda esperam nas filas de consultas especializadas.

A segunda edição do Viradão da Saúde contou com a parceria do Hospital Beneficente Portuguesa e do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz).

Da Agência Belém