Whey protein pode ser consumido com quais outros alimentos?

O whey protein é um dos mais populares suplementos entre os adeptos da musculação. De fato, a proteína do soro do leite, comercializada em diversas versões, apresenta um alto teor nutritivo.

Entre os benefícios para a saúde estão o crescimento dos músculos, controle da glicemia e fortalecimento do sistema imunológico.

Para aumentar exponencialmente todo esse potencial, é importante adotar uma alimentação equilibrada. Ou seja, o suplemento deve ser apenas uma parte da dieta para que suas qualidades tenham efeito prático.

Tradicionalmente, o whey é ingerido com água ou leite. No entanto, é possível usar a criatividade para tornar o consumo mais palatável.

“Misturar o whey com frutas, como bananas ou frutas vermelhas, adiciona fibras e vitaminas à refeição. Incorporar oleaginosas, como amêndoas ou nozes, fornece gorduras saudáveis e aumenta a saciedade”, destaca a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

Vale destacar que não existe uma quantidade específica do suplemento a ser tomada por dia. Em média, recomenda-se em torno de 20 a 30 gramas diárias. Isso pode variar de uma pessoa para outra, seguindo o limite de até 2 gramas de proteínas por quilo de peso.

“Adicionar aveia é uma excelente opção para incluir carboidratos complexos, auxiliando na energia e na digestão. Essas combinações não apenas melhoram o perfil nutricional, mas também tornam o consumo do whey mais agradável e versátil”.

Quais os benefícios do whey protein para a saúde?
O whey protein é uma fonte de proteína de alta qualidade que oferece diversos benefícios à saúde.

A começar pelo crescimento e manutenção muscular, devido aos aminoácidos essenciais, sendo benéfico para atletas e indivíduos fisicamente ativos.

“Estudos indicam que o consumo pode ajudar na modulação dos níveis de açúcar no sangue, especialmente quando ingerido antes ou durante refeições ricas em carboidratos, beneficiando pessoas com diabetes tipo 2″, acrescenta Marcella.

O suplemento também conta com ação antioxidante, contribuindo para a redução do estresse oxidativo e auxiliando na proteção contra danos celulares.

“Promove ainda o fortalecimento do sistema de defesa humano, por conter imunoglobulinas que podem melhorar a resposta imunológica do organismo”, afirma a nutróloga.

Qual o melhor momento para tomar o whey?
A hora ideal para consumir o suplemento depende dos objetivos de cada indivíduo.

“Ingerir whey protein após o exercício físico pode otimizar a recuperação muscular e promover a síntese proteica. Consumir no café da manhã ajuda a interromper o catabolismo noturno e fornece proteínas essenciais para o início do dia. Como lanche, pode aumentar a saciedade e auxiliar no controle do apetite, sendo útil em estratégias de emagrecimento”, pontua Marcella.

A utilização de qualquer suplemento alimentar deve ser realizada a partir de recomendação e acompanhamento médico. Em excesso, os produtos podem desencadear mais encrencas do que soluções (leia mais).

Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Fonte Saúde.Abril
Por Lucas Rocha
(Foto: Getty Images/Veja Saúde)