Se você já confundiu a melissa com a erva-cidreira, não é por acaso: melissa é o nome do gênero de plantas em que a erva-cidreira está incluída (I. KENPEI/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons). O chá de melissa é conhecido na cultura popular como um calmante, bom ao aplacar ansiedade e insônia. Contudo, no momento de buscar a planta no supermercado ou na feira, podem surgir algumas dúvidas.
Isso porque o termo melissa, na realidade, denomina um gênero que agrupa várias espécies. Uma delas é a erva-cidreira, cujo nome científico é Melissa officinalis – daí, aparece a confusão.
Ou seja, embora melissa seja o nome de um conjunto de plantas semelhantes, a palavra é usada como sinônimo para erva-cidreira.
Por isso, se você ouviu falar de algum dos benefícios do chá de melissa e está à sua procura, pode ficar atento ao nome científico presente no rótulo ou adquirir a versão comercializada como erva-cidreira.
Caso o produto indique apenas o nome “melissa”, vale redobrar a atenção. Pode se tratar de outra espécie do grupo, com uma lista diferente de efeitos sobre a saúde. Melissa-de-pison e falsa-melissa, por exemplo, são algumas que não pertencem ao gênero melissa.
Quais os benefícios do chá de melissa?
A Melissa officinalis ou erva-cidreira é conhecida por seu papel calmante.
Efeitos leves sobre a saúde psíquica, como aliviar a ansiedade e ajudar em casos de insônia realmente fazem parte da lista de benefícios do chá preparado a partir da planta.
Outras propriedades da erva estão relacionadas ao sistema digestório: o chá atua reduzindo gases e cólicas, e melhora a digestão.
Mais qualidades ainda são investigadas pela ciência. Extratos concentrados da planta são objeto de estudos quanto ao potencial ansiolítico e antidepressivo, mas ainda não há comprovação da efetividade em humanos.
Isso significa que, embora o chá sirva como um calmante bastante leve, doenças não podem ser tratadas apenas com a infusão, e requerem atendimento médico e medicação.
Como preparar o chá de melissa?
As folhas podem ser usadas secas ou frescas. O método de preparo é a infusão, que consiste em adicionar à erva a água fervente.
Deixe o chá esfriar e descansar por alguns minutos antes de consumir.
Fonte Saúde.Abril
Por Por Valentina Bressan
I. KENPEI/CC BY-SA 3.0/Wikimedia Commons