Carqueja: quais os benefícios e como usar o chá

Encontrada facilmente em áreas verdes, a carqueja é uma planta tradicionalmente utilizada como um remédio caseiro para diferentes moléstias. O consumo clássico é na forma de infusão, no popular chá de carqueja.

A planta, da espécie Baccharis trimera, tem compostos com propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, o que a torna uma aliada de pessoas com hipertensão e diabetes. É importante observar que a planta não cura nenhuma doença, mas seus benefícios – desde que o chá seja consumido com moderação – podem ajudar no manejo de algumas condições e alívio dos sintomas associados a elas.

Benefícios da carqueja
Como ocorre com outras plantas, a carqueja é rica em flavonoides, o que gera um potencial antioxidante e anti-inflamatório no organismo. Essas substâncias são importantes para o bom funcionamento do corpo ao combater os radicais livres, associados ao desenvolvimento de doenças crônicas e cânceres no longo prazo.

A presença de flavonoides também é associada a benefícios hepatoprotetores (isto é, ajudam na saúde do fígado) e no controle da glicemia, tornando-a uma opção para diabéticos.

O uso da carqueja com fins medicinais, porém, deve ser sempre feito com o acompanhamento de um profissional de saúde. O uso excessivo pode levar a quadros de hipoglicemia e hipotensão, especialmente em pessoas que já fazem uso de algum medicamento para tratar diabetes e pressão alta.

Já o efeito diurético da carqueja, embora seja um aliado contra a retenção de líquidos, pode levar a episódios de desidratação, sobretudo em idosos. Vale ressaltar, ainda, que a carqueja não promove o emagrecimento – o chá costuma ser citado em listas de produtos que ajudam a perder peso, mas se trata de um efeito passageiro associado à perda de líquidos, sem qualquer influência na eliminação de gordura.

Como fazer o chá de carqueja (e quais as contraindicações)
A infusão é feita com as hastes da carqueja. Recomenda-se usar duas colheres de sopa da planta para cada litro de água fervente. Faça a infusão por 8 a 10 minutos, coe e sirva ainda quente. Evite consumir mais que duas xícaras por dia.

Além dos cuidados já citados – idosos e pessoas que fazem usos de medicamentos de uso contínuo -, a carqueja também tem contraindicação absoluta para gestantes. Lactantes e crianças também devem evitar preparados com a planta.

Fonte Saude.Abril
Por Maurício Brum
(Mateus Hidalgo/CC BY-SA 2.5 br/Wikimedia Commons