Na virada do aniversário, os parabéns foram conduzidos pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, ao lado do prefeito de Belém, Igor Normando; do vice-prefeito, Cássio Andrade; da governadora em exercício, Hana Ghassan; e da cantora paraense Zaynara
Com a atração nacional do cantor Zé Vaqueiro, Belém encerrou a programação de shows em comemoração aos seus 409 anos. A festividade, que começou na última sexta-feira no Portal da Amazônia, atraiu cerca de 75 mil pessoas ao longo de dois dias e teve, na virada de domingo, o ponto alto da celebração, com os parabéns entoados pela cantora Zaynara no palco principal. Ela estava acompanhada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino; pelo prefeito de Belém, Igor Normando; pelo vice-prefeito, Cássio Andrade; e pela governadora em exercício, Hana Ghassan. A população, animada, seguiu em coro e vibrou com direito a bolo e um emocionante show pirotécnico que iluminou o céu da capital paraense.
O Ministério do Turismo (MTur) foi um dos apoiadores da programação cultural do aniversário de Belém, que reuniu milhares de pessoas em uma celebração inesquecível. “É uma grande alegria que o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, apoie esse tipo de evento em todo o país. Trazer esse suporte para Belém é motivo de orgulho, pois sabemos o quanto eventos dessa magnitude são importantes, não só para o lazer da população, mas também para o turismo. Nossa capital tem se destacado como um destino de sabores e natureza únicos, e os resultados já mostram isso”, destacou o ministro Celso Sabino.
O ministro também ressaltou os números que refletem o potencial turístico de Belém. “A capital paraense comemora 409 anos com recordes: mais de 4 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto internacional da cidade, e tivemos um aumento de quase 50% no número de turistas internacionais que escolheram Belém como destino. Esses números tendem a crescer ainda mais com a realização da COP30, para a qual Belém está preparada e de braços abertos para receber os participantes”, afirmou o ministro.
O prefeito de Belém, Igor Normando, fez questão de agradecer o apoio do Ministério do Turismo. “Estamos no início da gestão e sabíamos das dificuldades financeiras da prefeitura para realizar um evento desse porte. Procuramos o Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e, junto com o vice-prefeito Cássio Andrade, fomos prontamente atendidos pelo ministro Celso Sabino. Graças a essa parceria, conseguimos proporcionar essa grande celebração para toda a nossa população”, declarou o prefeito.
A governadora em exercício, Hana Ghassan, reforçou a importância da união entre os governos para preparar Belém para a COP30. “Este ano é histórico para Belém. Estamos todos unidos para preparar a cidade para o grande evento da ONU, a COP30, a ‘COP da Floresta’, que trará um legado significativo para nossa cidade. A parceria entre o Governo Federal, o Pará e o município de Belém é essencial para a realização de tudo o que está planejado”, afirmou.
PARABÉNS
Os parabéns oficiais foram cantados no palco principal à meia-noite, com a cantora Zaynara liderando a comemoração. O momento foi seguido por um show pirotécnico que emocionou o público e celebrou a chegada deste domingo, 12 de janeiro, data oficial do aniversário da capital paraense.
O público – um rio de gente – não arredou pé e esperou o cantor Zé Vaqueiro fechar os shows que animaram as duas noites, e tiveram ainda atrações como Wanderley Andrade, Markinho Duran, Lia Sofia, DJ Billy Brasil, Grupo Frutos do Pará e aparelhagem Carabao, entre outras atrações que também se apresentam no domingo, durante o tradicional corte do bolo no Mercado Ver-o-Peso.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Aniversário contou com o apoio do Ministério do Turismo. Crédito: Alessandra Serrão/MTur