Leite de soja: 4 benefícios da bebida para a saúde

O leite de soja costuma ser uma das versões vegetais mais procuradas para substituir o leite de vaca, seja em dietas veganas ou naquelas que envolvem alguma restrição nutricional, como alergia ou intolerância.

Com uma boa contagem de proteínas, que costuma ganhar de outras bebidas vegetais, o leite de soja traz outros benefícios à saúde. Conheça alguns dos principais:

1. Saúde óssea
Apesar de não ser o campeão em cálcio no mercado de leites vegetais, o de soja ainda assim tem uma quantidade suficiente para torná-lo uma boa alternativa para quem busca manter a saúde dos ossos em dia.

Garantir a ingestão adequada de cálcio é importante ao longo de toda a vida. No longo prazo, protege contra as perdas normais do envelhecimento, que levam a problemas como osteopenia e osteoporose em idosos.

2. Benefícios cardiovasculares
Com uma boa contagem de potássio, o leite de soja também está associado a benefícios para a saúde cardiovascular. Entre outras vantagens, esse nutriente é um aliado no manejo da hipertensão. O leite de soja ajuda no controle do colesterol, outro ponto importante para o coração.

Os benefícios são potencializados quando a alimentação é acompanhada da prática regular de exercícios.

3. Ajuda em dietas
Nenhum alimento promove o emagrecimento por si mesmo. Mas alguns deles podem ser aliados para quem busca reduzir a quantidade de calorias e gorduras que ingere no dia a dia, focando na perda de peso.

O leite de soja tem menor teor calórico e lipídico em comparação com o leite de vaca.

4. Redução dos sintomas da menopausa
O leite de soja contém isoflavonas, substâncias que atuam no corpo de forma análoga (embora atenuada) ao estrogênio, hormônio cuja produção entra em declínio nessa fase da vida. Estudos demonstram que o consumo desse produto pode ajudar a aliviar sintomas típicos da menopausa, como as ondas de calor.

Cuidados com o consumo do leite de soja

Pessoas com alergia a soja e seus derivados, obviamente, não devem consumir esse produto. Além disso, para quem precisa de uma dose extra de cálcio, a soja não é a melhor opção. Outros leites vegetais como o de aveia e amêndoas são mais ricos nesses nutrientes.

Além disso, alguns estudos sugerem que as isoflavonas, embora associadas a vários benefícios, poderiam afetar o funcionamento da tireoide, exigindo atenção especial de pessoas que têm alguma disfunção nessa glândula.

O indicado é sempre consultar profissionais de saúde e nutrição antes de inserir um alimento novo com fim terapêutico na rotina.

Fonte Saúde.Abril
Por Maurício Brum
(jcomp/Freepik)