Morre aos 93 anos Shigemi Fukahori, sobrevivente da bomba em Nagasaki

Shigemi Fukahori, um dos sobreviventes do bombardeio atômico de Nagasaki, no sudoeste do Japão, faleceu na última sexta-feira, 03, aos 93 anos. A informação foi divulgada pela Igreja Católica Urakami, local em que ele ia frequentemente rezar pelas vítimas do bombardeio de 1945 e é considerado um ponto de resistência ao conflito global.

Considerado um grande ativista contra as armas nucleares, Fukahori morreu de causas naturais em função da idade avançada. A informação é destaque na imprensa japonesa.

Ele tinha apenas 14 anos quando os Estados Unidos lançaram a bomba sobre Nagasaki, em 9 de agosto de 1945, ação responsável pela morte de dezenas de milhares de pessoas, incluindo membros da família de Fukahori.

O ataque aconteceu três dias após o bombardeio de Hiroshima, que matou 140 mil pessoas. Após os dois episódios, o Japão se rendeu formalmente e encerrou sua participação na Segunda Guerra Mundial. Durantes anos, Fukahori não conseguiu falar sobre o que viu e viveu na época.

Em 2019, entregou uma coroa de flores ao Papa Francisco durante a visita do pontífice à Nagasaki. No ano seguinte, ele participou de uma cerimônia representando as vítimas da bomba, onde fez sua “promessa pela paz”, reafirmando seu compromisso em fazer de Nagasaki o último lugar a sofrer o ataque de uma bomba atômica.

Fonte SBT News/Foto: Reprodução/Associated Press