Cinco dicas que podem ajudar a controlar a ansiedade

A ansiedade está em alta, e já há quem a considere o grande mal de nossos tempos. Rodeados por estímulos vindos de todas as partes, a cada minuto do dia, parece cada vez mais difícil se desconectar das preocupações. Com isso, acabamos entrando em uma espiral que retroalimenta ainda mais os picos de ansiedade.

É sempre importante investigar a raiz do seu problema, para solucioná-lo de forma mais perene. Mas, caso você esteja atravessando uma crise pontual, algumas dicas podem ajudar a atravessar melhor esse momento. Confira abaixo.

1. Respiração e relaxamento
Técnicas de respiração e relaxamento são importantes para controlar um quadro agudo de ansiedade. Isso porque, além de impactar positivamente na forma como o sistema nervoso está agindo durante um momento assim, concentrar-se em outra coisa — neste caso, na respiração — ajuda a tirar a mente das preocupações.

2. Pratique exercícios físicos
Atividades físicas são importantes para a saúde de modo geral. No caso da ansiedade, o treino (especialmente se for aeróbico) contribui para minimizar os sintomas através da liberação de hormônios associados ao bem-estar, como a endorfina.

3. Cuidado com os estimulantes
O excesso de cafeína e outras substâncias estimulantes está associado a picos de ansiedade, mesmo em pessoas que não costumam sofrer com isso regularmente. Se você tem propensão, então, a dica vale com ainda mais força: evite tomar muito café, energéticos ou outros produtos dessa turma, como o guaraná em pó.

Nessas horas, alimentos açucarados também podem ser vilões. Busque sempre manter uma dieta equilibrada.

4. Durma bem
Como já ficou claro, relaxar sempre que possível é um passo fundamental para controlar uma crise de ansiedade. E não há relaxamento maior do que o ato de dormir.

Se você não tem boas noites de sono, a ansiedade tende a piorar. Faça uma boa higiene do sono, evite o uso de telas na hora de deitar e se esforce para criar um ambiente propício para “apagar” ao final do dia, sem ficar com o cérebro a milhão também na cama.

5. Procure ajuda profissional
Se você tem crises recorrentes de ansiedade, as dicas acima podem ajudar em momentos pontuais, mas não resolvem o problema de verdade.

É fundamental buscar apoio com um profissional psicólogo ou psiquiatra. Além dos benefícios saúde mental no longo prazo, ali você pode aprender mais sobre seus gatilhos de ansiedade e técnicas específicas que funcionem melhor para sua situação particular.

Fonte Saude.Abril.com
Por Maurício Brum
Freepik/