O Ministério do Turismo (MTur) prorrogou, nesta segunda-feira (30.12), os prazos para a matrícula e conclusão do curso de Condutor de Turismo Náutico. Os interessados agora têm até dia 02 de fevereiro de 2025 para se matricular e concluir a formação. A decisão tem o objetivo de oferecer mais tempo para que profissionais possam se qualificar com flexibilidade e excelência.
O curso, realizado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), faz parte do programa de qualificação profissional promovido pelo MTur e tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem de maneira segura e eficiente na condução de atividades turísticas náuticas. A formação abrange conhecimentos sobre legislação marítima, segurança e práticas ambientais sustentáveis, essenciais para o desenvolvimento do turismo náutico no país.
Além de ampliar as oportunidades de formação, o MTur acredita que a prorrogação contribuirá significativamente para a preparação desses profissionais que são essenciais para o fortalecimento do turismo náutico como um importante segmento do setor turístico brasileiro.
As aulas são 100% virtuais, o que permite que os participantes tenham a oportunidade de se qualificar a qualquer tempo e onde quer que estejam, por meio de celular, computador, tablet ou qualquer tecnologia com acesso à internet. A carga horária é de 12h.
É indispensável que os candidatos observem os pré-requisitos para se inscreverem nas aulas! É necessário ter certificado de profissional especializado em Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP), bem como a posse da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR). Para mais informações, acesse aqui.
OUTRAS OPORTUNIDADES – A qualificação profissional é uma prioridade do Ministério do Turismo. Além de parceria com instituições federais de educação, o MTur também oferece diversos cursos gratuitos em seu próprio portal, o Qualifica Turismo. Acesse AQUI
https://qualifica.turismo.gov.br/course/view.php?id=21&page=introduction
e veja quais estão cursos estão abertos.
Para quem quer aprender inglês de uma forma mais fácil, está disponível o curso “Would you like”, um projeto nacional de inclusão que tem como objetivo aprimorar a comunicação entre os profissionais da linha de frente do turismo junto aos visitantes estrangeiros.
O método permite que mesmo os profissionais de baixa escolaridade sejam capazes de se comunicarem com os turistas estrangeiros, possibilitando, assim, uma maior qualidade no atendimento. De forma específica, direta e fácil de aprender, estão publicados mais de uma hora de vídeos ilustrativos e didáticos. Clique AQUI.
Por Cacau Bispo/Mtur
Flickr MTur Destinos