A primeira das três passarelas urbanas de acesso à Praia do Maçarico, no município de Salinópolis, nordeste paraense, já está com 95% de conclusão. Instalada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a passarela vai proporcionar à população local e aos visitantes mais uma opção de lazer e contemplação ao Oceano Atlântico.
O projeto das passarelas urbanas em Salinópolis conta com edificações cobertas, intervenções urbanísticas e complementação da calçada, aliadas ao equilíbrio ambiental para a conservação do ecossistema e demais componentes da área, como mangues, praias e dunas.
“A gente, que mora em Salinópolis, fica contente em contar com mais um espaço que valoriza as nossas praias. Nesse caso, aqui na Praia do Maçarico. Vai ser uma forma de ter acesso à praia com mais segurança não só para a população daqui, mas também para quem frequenta no período de veraneio. Vejo o avanço dos trabalhos e já planejo frequentar o local com a minha família”, conta Marcos Souza, morador local.
Lazer, turismo e comércio – A Passarela 2 será composta por ciclovia, áreas para passeio de pedestres e convivência, quiosques para alimentação, local para comércio informal de moda praia e artesanatos, além de banheiros, fomentando a economia e o turismo em Salinópolis, um dos destinos de lazer mais procurados na costa atlântica paraense.
A construção das passarelas urbanas em Salinópolis já contou com cerca de 175 trabalhadores, e agora entra na fase de acabamento. A área abrange desde a orla da Praia do Maçarico, entregue pelo Governo do Pará em 2022, até a Rua João Pessoa, e foi escolhida devido ao menor impacto ambiental.
“Essa é mais uma obra importante do Estado para o município de Salinópolis e o nordeste paraense. A construção dessas passarelas urbanas também vai garantir o fomento ao turismo, além de resgatar o espaço com urbanização, equipamentos para práticas esportivas, passeio e conforto para os moradores e visitantes. Seguimos trabalhando já para entregar a Passarela 2, em uma estrutura moderna, segura e confortável”, informa o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Por Gustavo Pêna (SEOP)