Nesta véspera de Natal (24), o governador Helder Barbalho entregou à população uma das grandes obras de mobilidade urbana, que preparam a Grande Belém para a COP 30, o viaduto da Alça Viária com a BR-316, em Marituba. São 720 metros de extensão que agilizam o tráfego no coração da Grande Belém.
O viaduto foi construído pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e reduz o tempo de viagem, para quem precisa acessar a Alça Viária, saindo ou chegando a Belém. O que antes era feito em 17 minutos, agora, cai para 6 minutos.
O governador Helder Barbalho enfatiza o esforço do governo estadual em modernizar o tráfego na região metropolitana de Belém. “Estamos com mais três viadutos em construção. Um na Mário Covas com a Independência; Mário Covas com Três Corações e na Independência com a BR-316”, afirmou.
Helder Barbalho acrescentou que o governo libera ainda, este ano, as pistas do BRT Metropolitano sem máquinas, para garantir um trânsito mais rápido.
Morador de Marituba, Luciano Leopoldino destacou: “esse viaduto vai muito além de uma estrutura, ele faz com que a mobilidade melhore na ida e na vinda, facilitando e melhorando a vida da população de Marituba, Benevides, Santa Izabel, Castanhal, integrando e possibilitando a troca de mercadorias que fomenta a economia do nosso Pará”, disse Luciano.
Homenagem a ex-governador Almir Gabriel
“Gostaria de dar o nome ‘Almir Gabriel’ a este viaduto, se não fosse por ele, a Alça Viária não existiria e não íamos ter o viaduto”, destacou o o governador, que caminhou por todo percurso do viaduto com o estudante autista, Tarso Gabriel Silva, de 13 anos, um convidado especial.
Além do governador, participaram da cerimônia a primeira-dama Daniela Barbalho; a vice- governadora, Hana Tuma; a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Francisco Melo, mais conhecido como o Chicão; o ministro das Cidades, Jader Filho; o secretário de Infraestrutura e Transportes é titular do NGTM, Adler Silveira, autoridades locais e a população de Marituba.
“Marituba tem obra graças ao convênio com o Governo do Estado. É um marco histórico não só para Marituba, vai beneficiar milhares de pessoas todos os dias. Isso é o compromisso com a população, com a mobilidade, com o trânsito”, afirmou a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar. Na ocasião, ela presenteou o governador e a vice-governadora com uma muda da planta que dá nome ao município.
Infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento
A obra durou um ano e foi entregue antes mesmo do prazo previsto para a conclusão, que era para março de 2025. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 20 milhões, e o resultado final foi aprovado pela população.
Comerciante na Alça Viária, Cássio Braga está otimista com a valorização do comércio na área. “Inauguramos a farmácia no meio das obras (do novo equipamento). Foi um momento conturbado, mas acompanhamos o progresso e hoje estamos vendo ser inaugurado”.
Cássio Braga e Luciano Braga, moradores de Marituba, comemoraram a chegada do novo equipamento urbano
Cássio Braga e Luciano Braga, moradores de Marituba, comemoraram a chegada do novo equipamento urbano
“O viaduto vai facilitar a vida de todos os comerciantes, melhorar o tráfego, trazendo pessoas para a região metropolitana. Que essa obra possa interligar o interior à capital. Todos os empresários estão felizes com a conclusão de mais essa linda obra. Parabenizo o governador porque realmente é progresso ao nosso Estado”, destacou Cássio Braga.
A nova estrutura possibilita ao condutor, que vier da Alça Viária seguir direto para Belém, sem necessitar fazer o retorno; ao mesmo tempo, que permite também que os condutores vindos de Marituba o acessem para seguir viagem pela Alça Viária.
“Sou motorista há mais de 20 anos e passo por aqui diariamente. Como faço o trajeto Belém – Abaeté, tínhamos um pouco de dificuldade com o retorno já que o trânsito é complicado. Com a entrega desse viaduto vai melhorar bastante o fluxo do trânsito e desafogar o engarrafamento. Antes perdia até 20 minutos para fazer o retorno”, afirma o motorista Alan de Jesus.
Para o Departamento de Trânsito do Pará (Detran), o viaduto é eficaz para a mobilidade e também para a segurança de todos. “Antes precisava fazer o retorno no km 10, e agora será possível pelo viaduto, reduzir o tempo desse trajeto”, afirmou o agente Ivan Feitosa.
Mais obras para a mobilidade urbana
A vice-governadora Hana Tuma chamou a atenção para a modernização do tráfego. “Estamos falando de um conjunto de obras de mobilidade urbana, que ajudam famílias a ir e vir mais rápido. Estamos entregando esse viaduto, o BRT Metropolitano, e avenida Liberdade, um sonho, uma nova saída para Belém. Uma transformação na nossa capital e região metropolitana”, frisou ela.
O titular do NGTM, Adler Silveira, deu detalhes da obra que integra a região metropolitana e melhora a mobilidade para as pessoas que transitam na região. “Trata-se de uma estrutura de nove pilares com suas respectivas fundações e 12 vigas que garantem sua sustentação. Pelo viaduto, vão passar veículos leves e pesados”.
“Além de levarem os condutores para a Alça Viária e a BR-316, as rampas dos viadutos viraram um mural de arte. Com a temática floresta na COP-30, o artista paraense Moisés Oliveira, escritor de Graffiti e morador de Marituba, cidade onde o viaduto foi erguido, criou o projeto e pintou a fauna e a flora amazônica nas paredes do muro”, detalha o titular do NGTM, Adler Silveira.
Os viadutos são importantes para a operação do BRT Metropolitano e garantem maior segurança aos cruzamentos. Eles fazem parte do conjunto de obras para a COP 30, a maior Conferência Climática do mundo, definida para Belém, entre 10 e 21 de novembro de 2025. No âmbito do governo estadual, estão em execução cerca de 30 obras estruturantes nos eixos de saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano.
Por Thais Rezende (NGTM)
Foto: Marco Santos / Ag. Pará