Atletas do Parádesporto garantem permanência na elite do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado

Com o apoio do Governo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), atletas paraenses do programa “Parádesporto” conseguiram se manter na elite do Campeonato Brasileiro Masculino de Vôlei Sentado – Série Ouro, ao garantir a oitava colocação, ao vencer 2 partidas das 6 disputadas. O campeonato foi realizado entre os dias 7 e 14 de dezembro, reunindo 12 equipes de sete estados e do Distrito Federal, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

O secretário da Seel, Cássio Andrade, ressaltou a participação do time paraense do Parádesporto no Campeonato Brasileiro. “Estamos felizes com a participação do time do Parádesporto no brasileiro de Vôlei Sentado. Uma participação brilhante que garantiu a permanência na elite do nacional. Sabemos que não é fácil, tinha grandes equipes, mas estamos orgulhosos pelos nossos representantes e atletas que lutaram para se manter nesta linda competição. Nós da Seel parabenizamos a todos, disse o secretário.

As equipes foram divididas em duas chaves (A e B). O campeonato foi disputado em fase de grupos, quartas de final, semifinais e decisão por medalhas. A final ocorreu na última sexta-feira, 13. Todas as partidas foram transmitidas ao vivo pelo canal CBVD TV no YouTube. O time do Pará, pelo clube AADFEPA/Paradesporto-PA ficou na chave A, tendo os times do SESI- SP, Assama-PR, Vasco-RJ, Cetefe/BSB – DF, ADFEGO-GO. A chave B foi formada por Inst -Athlon-SP, Paulistano-SP, Osasco–SP, APFA- PE e CIEP-SE.

O atleta Paulo Cavalcante falou da sua felicidade na permanência no time na elite.

“Importância da participação nesse campeonato brasileiro, Série Ouro, é para o vôlei para o olímpico ganhar mais visibilidade, principalmente na nossa região, e o fato de a gente conseguir se manter na Série A é de extrema importância para que a gente continue tentando galgar o campeonato com tendência a nos permitir também, com o treinamento, chegar ao pódio e ter outras conquistas, trazer o título para o norte, ganhar visibilidade e talvez ter um pouco mais de reconhecimento dos atletas paralímpicos do estado”, disse.

O técnico do Parádesporto Valdir Aguiar, destacou a importância do apoio da Seel nessa valorização dos atletas paraenses. “Conseguimos a conquista no oitavo lugar, permanecendo na primeira divisão, na série ouro. A gente quer agradecer primeiramente a Deus, e depois agradecer aí a Seel por essa parceria através do Parádesporto, juntamente com a CEAB. Permanecemos na primeira divisão. E espero que para o ano a gente continue com essa parceria, que está sendo muito importante para o esporte paralímpico no estado do Pará, ali conosco, na CEAB, através também da Tuna Luso Brasileira, onde nós treinamos com nove modalidades paralímpicas e com esse apoio da Seel”, disse o técnico.

O time paraense foi composto pelos atletas: Jorge Duarte, Josemir de Albuquerque, Paulo Sérgio, Paulo Cavalcante, Francisco dos Santos e Richard de Jesus, Técnico Valdir Aguiar.

Partidas do time do Parádesporto-PA.

1ª partida: Vasco 3 X 1 Pará

2ª partida: Pará 3 X 1 Adefego

3ª partida: Brasília 3 X 0  Pará

4ª partida: Pará 3 X 0  Sergipe

5ª partida: Assama 3 X 1  Pará

6ª partida: Paulistano 3 X 1 Pará

Texto: Jessé Lima/Ascom Seel