Provérbios 18:21: “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.”
Em um mundo onde a informação circula em alta velocidade e as interações humanas se tornam desafiadoras, a Igreja Cristã Maranata (ICM) encontrou maneiras eficientes de se fazer ouvir. Desde a sua fundação, em 1968, em Vitória, no Espírito Santo, a ICM destaca-se não apenas pelas crenças, mas também pela forma singular de transmitir os ensinamentos bíblicos aos fiéis.
Com presença significativa em mais de 170 países, a Maranata utiliza diversos meios para se aproximar dos fiéis, como os sites, as redes sociais e as transmissões ao vivo. A presença digital da ICM é marcante, com perfis ativos no YouTube, no Facebook e no Instagram, onde são compartilhados sermões, testemunhos e conteúdos educativos. Essa estratégia visa a alcançar não apenas os fiéis, como também um público mais amplo, especialmente os jovens.
No YouTube, por exemplo, a Maranata supera 1 milhão de inscritos. Já o perfil no Facebook possui 160 mil de seguidores. No Instagram, por sua vez, mais de 200 mil fiéis seguem a igreja.
Leonardo Carraretto, especialista em Inovação e integrante da ICM, afirma que a transmissão dos ensinamentos bíblicos através das plataformas digitais ajuda os fiéis. “A mensagem da Palavra de Deus é fielmente preservada, com cuidado e zelo em cada conteúdo”, explica. “Acreditamos que este é um aspecto fundamental e indiscutível do trabalho, que, mesmo acompanhando as tendências de comunicação mais atuais e relevantes, mantém um forte compromisso com a fé e com a doutrina.”
A comunicação da Maranata é caracterizada por uma linguagem acessível e direta. As mensagens são frequentemente acompanhadas de referências bíblicas, com ênfase na espiritualidade e na vivência da fé no dia a dia. O tom é encorajador, a fim de motivar os fiéis a participarem ativamente da vida da igreja.
Diversos eventos, como congressos, retiros e campanhas de evangelização, são fundamentais na estratégia de comunicação da ICM. Essas iniciativas fortalecem os laços entre seus integrantes, atraem novos fiéis e criam um ambiente de acolhimento e aprendizado. É uma forma de combinar a tradição e a modernidade, pois, ao integrar a tecnologia às cerimônias religiosas, a igreja consegue preservar seus valores e disseminar os ensinamentos das Sagradas Escrituras.
“A transformação digital é uma necessidade para que qualquer instituição, igreja ou pessoa possa sobreviver atualmente”, argumenta o pastor Luiz Eugênio, secretário-executivo da Maranata. “Antigamente, o ser humano teria no máximo uma centena de amigos. Hoje, são milhares ou milhões de amigos virtuais, embora haja fragilidade nos vínculos humanos virtuais.”
Luiz Eugênio acrescenta que o ambiente digital é um campo sem limites para a evangelização. “Não há mais barreiras separando o mundo digital do real”, diz. “Esse novo cenário cria algo totalmente imprevisível do que será o mundo no futuro. Diante disso, a Igreja Cristã Maranata vive um novo momento nesta era da informação. A ICM não vê limites para expansão da sua mensagem e presença nesta era digital. A mensagem da ICM é o Maranata — O Senhor Jesus Vem, pregando que Jesus está às portas para arrebatar os fiéis da Terra.”
Um dos trunfos da Maranata para atingir públicos cada vez maiores é a Rádio Manaaim. Ela nasceu em 2012, justamente com a intenção de ampliar o alcance da igreja. “Essa é uma das rádios, nesse formato, mais ouvidas no Brasil e que alcança mais de 170 países com sua programação on-line, exibida 24 horas por dia”, explica o gerente de Comunicação da ICM, pastor Josias Junior.
Para que essa ideia seja executada à perfeição, é necessário ter gestão, suporte técnico, planejamento, equipamentos de alta tecnologia e estrutura de transmissão qualificada. Isso demanda esforços de milhares de fiéis e voluntários, que contribuem diuturnamente para a disseminação da Palavra de Deus. Para se ter ideia, a ICM dispõe de uma sede de comunicação, no bairro de Itaparica, no município de Vila Velha, de onde é gerado parte dos conteúdos disseminados pela ICM por meio de seus diversos veículos, incluindo a TV Web Maanaim, a Rádio Maanaim e as mídias sociais. Além disso, existe a estrutura móvel que a ICM utiliza para as transmissões de outros pontos para alcance mundial, como os seus Maanains, que são espaços reservados para ensino espiritual doutrinário.
O presidente da ICM, Gedelti Gueiros, afirma que a essência do voluntariado na Maranata é uma expressão viva de crença dos fiéis. Membros e líderes da congregação abraçam esses valores não como uma obrigação, mas como um privilégio divino.
“Desde quando nos constituímos como igreja, decidimos que não seríamos como as demais que já existiam”, revela Gueiros. “Decidimos que todo nosso trabalho na obra de Deus seria de forma voluntária. Entendemos que o voluntariado é uma expressão de fé e uma oportunidade de retribuir as bênçãos que recebemos de Deus.”
Essa filosofia estende-se a todos os pastores, que devem liderar pelo exemplo. “Entendemos que o ministério não é profissão, é um projeto de fé”, enfatiza Gueiros, ao lembrar que, apenas no Maanaim Domingos Martins, há aproximadamente 300 voluntários.
Conheça a Igreja Cristã Maranata
A ICM foi fundada em 1968, em Vila Velha (ES). Os cultos, reconhecidamente objetivos, duram no máximo 30 minutos. A igreja foi presidida por Manoel dos Passos Barros, entre 1970 e 1986, e por Edward Hemming Dodd, entre 1986 e 2007;
“Maranata” é uma expressão de origem aramaica que, na tradução para a língua portuguesa, significa “vem, Senhor” ou “nosso Senhor vem”;
Desde 2007, a ICM está sob a direção de seu terceiro presidente, Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, em conjunto com o Conselho Presbiteral, formado por 18 pastores;
O IBGE informou, em 2000, que a ICM tinha aproximadamente 280 mil integrantes. Em 2021, o órgão relatou um crescimento no número de fiéis: 356 mil. Isso representa uma alta de quase 30%. A maioria dos fiéis no país está concentrada no Espírito Santo: 37%; e
No Brasil, a Maranata tem mais de 5 mil templos. E está presente em 200 países.
Encontre a Igreja Cristã Maranata
Site: https://www.igrejacristamaranata.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/IgrejaCristaMaranata/
Instagram: https://www.instagram.com/IgrejaCristaMaranata_Oficial/
YouTube: https://www.youtube.com/IgrejaCristaMaranata_Oficial
Aplicativo disponível para Android e iOS.
Fonte Revista OESTE