17 Estados enfrentam falta de vacinas contra Covid-19 após descarte de doses vencidas

Após a redução na entrega de vacinas contra Covid-19 pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva e o descarte de milhões de doses vencidas, 17 estados brasileiros relatam estoques zerados ou insuficientes. O problema, que afeta especialmente o Sistema Único de Saúde (SUS), foi agravado pela perda de 4 milhões de doses que venceram e deveriam compor o estoque para 2024.

A escassez atinge principalmente vacinas destinadas a crianças menores de 12 anos. Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará não recebem imunizantes desde junho ou julho. A situação é crítica também em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Espírito Santo, Roraima, Pernambuco,  Distrito Federal, Goiás, Maranhão e todos os municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul. Na Paraíba, vacinas recebidas em setembro tinham validade até 18 de outubro.

Segundo a Folha de S.Paulo, o Ministério da Saúde, sob o comando de Nísia Trindade, anunciou a previsão de novas entregas ainda nesta semana, mas sem um cronograma exato. A farmacêutica Moderna se comprometeu a substituir as doses vencidas.