Belém vive domingo de festa: 2 milhões nas ruas acompanham o Círio

A epopeia ciriana. Outubro, Belém do Pará. Cidade das mangueiras, metrópole da Amazônia. Terra da chuva de quase todas as tardes, do ver-o peso, açai, carimbó, da Joelma, de Remo e Paysandu, e principalmente terra de Círio de Nazaré.
O mês de outubro mexe com o nosso sentimento, independente de religião ou qualquer outra questão.
É muito difícil ficar alheio quando se vê em todos os lados o mar de gente que vem a nossa cidade para a quadra nazarena.
Famosos, anônimos, ricos, pobres, enfim. É uma festa para todas as pessoas, cores e gêneros.
Não a toa, somos reconhecidos internacionalmente, de forma merecida pela beleza e por toda a paixão que envolve nosso Círio, o caboclo Plácido não imaginava tamanha dimensão originária do simples fato de ter encontrado a imagem peregrina que se tornou a padroeira dos paraenses no decorrer do tempo.
Vem gente de todos os cantos para abrilhantar nossa festa, um charme a parte.
As procissões e pessoas, cada uma com sua história que os trouxe até aqui, trazem consigo emoções e sentimentos por vezes inexplicáveis. Só quem vive ou quem já viveu, pode explicar, ou muitas vezes nem isso, a voz embarga, as lágrimas escorrem, a garganta trava, o frio na barriga.
Isso é círio. Isso e muitas coisas mais.
Em um momento tão crucial e decisivo para o futuro Belém, da região, do país e porque não dizer do mundo, com a tão aguardada COP 30 se aproximando, tomemos este tempo para refletir. Refletir na vida, continuar o que estamos a fazer certo, e tentar mudar e melhorar o que estamos fazendo de errado, para seguirmos evoluindo em todas as esferas da vida.
Como amazônidas é o momento de nos mostrar mais uma vez, e o Círio, com sua magia atemporal é uma parte fundamental desta história, em constantes epopeias, aventuras e histórias épicas que nos demonstram a cada momento a força e o peso deste nosso natal antecipado, sempre rodeado dos mais belos sentimentos humanos.
Viva a Magia do Círio! Feliz Círio!
Por: Lucas Leal,  especial para o Jornal Passaporte