Pilotos em todo o mundo estão fazendo mal uso da frequência de emergência e órgãos se mobilizam

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) emitiu nota em que endossa o comunicado conjunto emitido por organizações globais do setor aéreo sobre a importância de os pilotos seguirem rigorosamente as recomendações internacionais de segurança operacional e evitar o uso indevido da frequência de emergência aeronáutica 121,5 MHz.

O texto reforça que esta frequência, conhecida como “frequência de guarda”, é destinada exclusivamente para comunicações e sinais de socorro e seu uso inadequado interfere em chamadas de emergência reais, comprometendo uma resposta rápida em situações críticas.

Conforme o Anexo 10 da ICAO, é fundamental que todas as tripulações monitorem a frequência de 121,5 MHz e a utilizem apenas em casos de operações de busca e salvamento, falhas de equipamentos ou sistemas, procedimentos de interceptação, entre outras situações de urgência ou emergência.

Para combater o uso incorreto, as agências e organizações de segurança da aviação participam de campanhas educativas, emitem regulamentos e, por vezes, impõem penalidades por uso indevido.

O comunicado é assinado pela Canso (associação global do setor de gerenciamento de tráfego aéreo – ATM), IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), IFATCA (Federação Internacional das Associações de Controladores de Tráfego Aéreo) e IFALPA.

Veja o documento na íntegra (em inglês): https://bit.ly/3ZWpNyF

Fonte AEROIN
Por
Carlos Ferreira