Um espetáculo de fé. Assim pode se sintetizar a romaria do Traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, da Basílica Santuário, em Belém, até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, onde ela ficará em vigília até a manhã desse sábado, para começar uma jornada intensa de romarias.
Foram percorridos 53,8 quilômetros de extensão, passando pela Cidade Nova, Marituba. Ao longo do trajeto, homenagens mil, uma delas, em frente ao Shopping Center Castanheira, na divisa entre os municípios de Belém e Ananindeua.
A Imagem Peregrina recebeu homenagens desde a saída da Basílica, após missa solene presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém. A partir daí, começaram as homenagens ao longo das avenidas Magalhães Barata e Almirante Barroso. A santa estava em um carro berlinda, viatura da Polícia Rodoviária Federal.
No trajeto, romeiros a pé ou correndo; de bicicleta, moto ou carro, todos queriam acompanhar todas as emoções desta que é a maior procissão das romarias do Círio de Nazaré.
PROGRAMAÇÃO
Nesse sábado, a Imagem Peregrina começa o dia com missa na Igreja Matriz de Ananindeua e a Romaria Rodoviária, seguida de missa no trapiche de Icoaraci e o Círio Fluvial. Na chegada ao Cais do Porto, a Motorromaria até a Basílica Santuário e, à tarde, a Trasladação, a segunda procissão mais antiga depois do Círio, quando a Berlinda segue com a santa do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral Metropolitana de Belém, de onde sairá o 232º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no domingo, 13, num percurso de aproximadamente 4,5 quilômetros até a Basílica Santuário.
Foto: Fundação Nazaré de Comunicação