Uma tradição de cultura e fé leva a Belém, no Pará, todos os anos, uma multidão para acompanhar a padroeira da cidade durante o Círio de Nazaré. A romaria marca um dos períodos em que a capital paraense recebe o maior número de turistas, que lotam as ruas expressando sua devoção e agradecimento à santa católica. De acordo com o Aeroporto Internacional de Belém, mais de 400 mil passageiros devem embarcar e desembarcar nos 2.900 voos previstos para o destino no período – um aumento de 25% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 319 mil viajantes passaram por lá.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta a importância da celebração para a capital paraense. “O Círio é um dos maiores eventos de turismo religioso do Brasil e uma grande oportunidade de mostrarmos a diversidade de atrativos do Pará e da Região Norte. O aumento no número de voos e visitantes este ano demonstra que estamos no caminho certo para fortalecer o turismo na região”, destaca o ministro.
Para o festejo católico, entre os dias 10 e 15 de outubro, a empresa aérea Gol realizará 16 operações extras entre Belém (BEL), Santarém (STM), São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/RIOgaleão, o que resulta em um aumento de 6.696 assentos, aproximadamente 40% a mais em comparação com junho de 2024, mês de baixa temporada.
Já a Latam Airlines realizará, durante o décimo mês do ano, 50 operações para a capital paraense durante a festividade. Os principais trechos são entre Brasília (DF), Fortaleza (CE), Guarulhos (SP), Manaus (AM) e Macapá (AP) e Belém.
A companhia aérea Azul também aumentará a frequência de voos. Serão 30 operações extras, a partir de 8 de outubro, para atender os turistas que participarão do Círio de Nazaré. As principais rotas são partindo de Macapá (AP), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Confins (BH).
Realizado há mais de 200 anos, o Círio de Nazaré foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O tema deste ano é “Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus”, alinhado ao pedido do Papa Francisco para que 2024 seja um ano dedicado à oração.
CASA DO TURISMO – Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério do Turismo marcará presença na celebração, com um espaço especial localizado na Avenida Nazaré, uma das principais vias por onde passa a procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
A Casa do Turismo foi criada para receber convidados, incluindo parlamentares e outras autoridades, numa ação que faz parte da estratégia de ampliar a promoção do Norte do Brasil e, especialmente, de Belém, que será palco do maior evento de sustentabilidade do mundo, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025.
Celso Sabino enfatiza que a Casa do Turismo contribui para consolidar Belém como uma porta de entrada da Amazônia. “Nossa presença aqui é estratégica. O Círio é um dos maiores eventos de turismo religioso do Brasil, e nossa meta é atrair cada vez mais turistas para a região Norte do país”, aponta o ministro.
PREVISÃO – De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e a Secretaria de Turismo do Estado, a capital paraense deverá receber, durante o Círio deste ano, 89 mil turistas, o que movimentará R$ 189 milhões na economia do estado. Segundo a pesquisa, os principais meios de hospedagem desses visitantes são hotéis (39,3%), casas de parentes (33,1%) e casas de amigos (19,8%).
HISTÓRIA DE FÉ – A história do Círio começa em 1700, com o achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo caboclo Plácido, às margens de um riacho próximo ao local onde foi construída a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. A devoção à Virgem foi crescendo, e em 1793 ocorreu a primeira procissão em homenagem à padroeira dos paraenses. Desde então, o Círio acontece anualmente, reunindo um número crescente de fiéis.
ESTÍMULO – O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM) e Belém (PA). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista pode visitar um local intermediário antes de seguir para o destino final.
Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite que correntistas do Banco do Brasil tenham acesso a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também abrange o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa visa incentivar estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, com um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.
Por Fábio Marques/MTur
Crédito: Roberto Castro/MTur