Arrial do Pavulagem, agora, é patrimônio cultural do Brasil. Lei foi sancionada ontem.

O petista Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu o Arraial do Pavulagem como Patrimônio Cultural Nacional, na noite de ontem, quarta, 04. A sanção da Lei 4284/2019 de autoria do ex-deputado e atual vice de Igor Normando para a prefeitura de Belém, Cássio Andrade, foi assinada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Na cerimônia, estiveram presentes o ministro das Cidades, Jader Filho, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A iniciativa, que começou como brincadeira, na Praça da República, com os músicos e a plateia reunidos ao redor de um pequeno boi-bumbá batizado de “Boi Pavulagem do Teu Coração”, agradou muito, cresceu e passou a incorporar, além da música, outras linguagens artísticas e elementos da cultura tradicional.

Em suas redes sociais, Lula publicou fotos usando o clássico chapéu com fitas coloridas do Arraial, e escreveu: “Hoje foi um dia importante para a cultura do Norte do Brasil. Com alegria, sancionei dois projetos de lei que reconhecem o Festival de Parintins, os Bois Garantido e Caprichoso, e o Arraial da Pavulagem, como manifestações da cultura nacional. É sempre importante realizarmos atos como este que valorizam a cultura do nosso país. Fui o único presidente a participar do Festival de Parintins e tenho orgulho de sancionar essas leis”, escreveu.

Cássio Andrade comemorou a sanção do seu projeto:

“Estou muito feliz por esse momento, nós, do Pará, que amamos a nossa cultura, merecíamos esse reconhecimento do Arraial do Pavulagem como manifestação da cultura nacional.

 

ARRAIAL DO PAVULAGEM

 

O Arraial do Pavulagem é um grupo de música regional paraense, formado em 1987, em Belém, com músicos e compositores que pretendiam divulgar, compartilhar e valorizar a música autoral de raízes amazônicas.

Tradicionalmente, o Arraial do Pavulagem arrasta multidões durante o período das férias escolares de julho, com concentrações que se iniciam na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. O cortejo segue animadamente pela Avenida Presidente Vargas até a Praça Waldemar Henrique, onde a festa se concretiza.

O alegre espetáculo ao ar livre obteve apoio popular muito maior do que o imaginado pelos seus fundadores. Hoje, o Arraial do Pavulagem é rica manifestação popular brasileira, que faz da rua o seu território e leva o público a compartilhar uma visão mágica e deslumbrante da cultura da Região Norte.

Em 27 de junho de 2017, o Arraial do Pavulagem foi admitido, por unanimidade, pela Câmara Municipal de Belém, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município, em razão dos trinta anos de trabalho em favor da valorização, difusão e do fortalecimento da cultura brasileira.(Texto: Jessé Lima e da Redação)

Foto: Jessé Lima/Divulgação