Tite tem razão: Rivais dos brasileiros na Libertadores têm menos jogos no ano

O técnico Tite, do Flamengo, subiu o tom após a vitória sobre o Bolívar, na última quinta-feira, 16, em duelo de ida das oitavas da Libertadores. Mesmo com o resultado positivo no Maracanã, Tite criticou o calendário brasileiro ao falar sobre as lesões recentes do rubro-negro. No duelo, Pedro e Gabigol deixaram o gramado por problemas musculares.

“Eu gostaria de ficar um tempo grande no Flamengo, mas eu sei que a cada dia que passa é um dia a menos que fico aqui. Eu queria estar errado para falar de calendário, mas olhem o que está acontecendo. E não adianta me dar balinha, o sindicato dos atletas dizer ‘Ah, eu agradeci ao Tite porque ele falou, mas o calendário estava lá e aceitamos’. Não tem que aceitar. Nós, enquanto técnico, temos que bater, o atleta vai arrebentar”, disparou na coletiva após o duelo.

 

ACÚMULO DE JOGOS

 

Os números da temporada 2024 mostram que as palavras de Tite fazem sentido, se olharmos a tabela das 16 equipes que seguem vivas na Copa Libertadores.

Rival do Flamengo nesta fase, o Bolívar fez 27 jogos ao longo do ano. Já a equipe carioca têm 47 partidas. Ou seja, a diferença entre os dois é de 20 jogos.

A título de curiosidade, o 27º jogo do Flamengo em 2024 foi realizado justamente contra o Bolívar, na fase de grupos da Libertadores, no dia 15 de maio.

Entre os brasileiros da competição continental, o Botafogo é a equipe que mais jogou até aqui, tendo 52 duelos no ano. Vale lembrar que o Glorioso entrou na segunda fase e fez 4 jogos até chegar na fase de grupos da Libertadores.

O Atlético-MG é o brasileiro com menos jogos, tendo 43 até aqui. Entre os adversários de outros países que estão nas oitavas, nenhuma equipe ainda alcançou 40 jogos na temporada.

Número de jogos dos times brasileiros no ano

Botafogo – 52 jogos

Palmeiras – 50 jogos

Grêmio – 48 jogos

Flamengo – 47 jogos

São Paulo – 47 jogos

Fluminense – 47 jogos

Atlético-MG – 43 jogos

Número de jogos dos times estrangeiros no ano

Junior Barranquilla (COL) – 38 jogos

Nacional (URU) – 35 jogos

River Plate (ARG) – 35 jogos

San Lorenzo (ARG) – 34 jogos

Colo-Colo (CHI) – 34 jogos

Talleres (ARG) – 33 jogos

Peñarol (URU) – 33 jogos

The Strongest (BOL) – 29 jogos

Bolívar (BOL) – 27 jogos

Fonte CNNESPORTES/Foto: Reprodução/X/@LibertadoresBR