Espaço “Brasil em Festa” celebra a cultura e as tradições que atraem visitantes em todo o país

As festas tradicionais brasileiras estão sendo celebradas no 8º Salão do Turismo, no Rio de Janeiro (RJ). Em um espaço inédito no evento, cada estado tem apresentado ao público mais um motivo para visitar os destinos nacionais. O Carnaval carioca; o Natal Luz, do Rio Grande do Sul; e São João, do Sergipe, são algumas das manifestações presentes, animando e encantando quem passa pela área “Brasil em Festa”.

As secretarias de turismo de cada localidade são responsáveis pela organização das atrações nos quatro dias do Salão do Turismo, que, neste ano, acontece no Riocentro, na capital fluminense. Idealizado como mais uma oportunidade de mostrar as riquezas culturais do país, o espaço reúne turismo, lazer e tradição.

Diretamente do Pará, Paulo Zeferino, um dos expositores presentes, contou um pouco da experiência de trazer o festejo “Bois de Máscara”, do município de São Caetano de Odivelas (PA), para a feira. “É maravilhoso estar neste importante evento para nós, paraenses. A nossa cultura é referência, muito diferente de tantas outras, e estar apresentando ela aqui no Salão é gratificante”, comentou.

Representando o Espírito Santo, Gisele Cardim trouxe a Festa da Polenta, uma das maiores comemorações do estado. Trata-se de uma homenagem à cultura italiana, que faz a cidade de Vila Velha ser procurada por turistas de todas as regiões. “Eu percebi que, das muitas pessoas que vieram ao estande, algumas conheciam a festa e queriam ir de novo. E as que não conheciam queriam mais informações para poder prestigiar. Então, é um espaço importante, pois ajuda a ter uma divulgação maior, o que atrai mais turistas”, celebrou.

SOBRE O EVENTO – A 8ª edição do Salão do Turismo é realizada pelo Ministério do Turismo e acontece entre os dias 8 e 11 de agosto.

O evento conta com as parcerias do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae Nacional, Sesc, Senac, Governo do Estado do Rio de Janeiro (via Secretaria de Estado de Turismo) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (via Secretaria Municipal do Rio de Janeiro).

Por Fábio Marques/Mtur
Crédito: Diogo Castro