Empoderamento e representatividade feminina no turismo é tema de palestra no 8° Salão do Turismo: Conheça o Brasil

A força das mulheres do turismo foi um dos destaques do terceiro dia do maior evento de turismo do país, o 8° Salão do Turismo: Conheça o Brasil. A palestra “Mulheres no Turismo” reuniu, além da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, várias representantes para discutir o espaço da mulher no setor. Vale destacar que 54% da força de trabalho do turismo é composta por elas.

A secretária executiva abriu a conversa apresentando dados atuais sobre a representatividade das mulheres no turismo. “Precisamos ressaltar que somos, sim, a maioria no turismo, não só brasileiro, mas no mundo. Porém, percebemos com esses dados que estamos concentradas em empregos menos qualificados, com salários mais baixos, e a maior parte deles ainda é na informalidade”, observou a secretária. É a primeira vez, desde sua criação, que uma mulher ocupa o cargo de secretária executiva do Ministério do Turismo.

Um dos esforços da pasta consiste em ter mais mulheres em cargos de liderança, com o aumento de eventos de qualificação, por meio de parcerias com entidades como Sesc, Sebrae, Senac, dentre outras. “Nós queremos, sim, trabalhar no turismo, mas queremos também ser gerentes de hotel, ser diretora da equipe, ser dona de hotel”, afirmou Ana Carla Lopes.

O evento contou, ainda, com as presenças de Ana Clévia Guerreiro, representante do Sebrae; Tânia Neres, coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur; Yrwana Albuquerque Guerra, secretária de Turismo do Ceará; Daniela Maia, secretária de Turismo do Rio de Janeiro; Maria do Socorro Araújo, secretária de Turismo do Maranhão; e Isadora Bispo, diretora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

PARCERIAS – Ana Carla Lopes aproveitou o espaço para relembrar parcerias e políticas públicas voltadas para o tema, como a parceria com o Ministério das Mulheres pelo Feminicídio Zero e o acordo de cooperação técnica com a ONU Mulheres para a construção de uma cartilha para mulheres que viajam sozinhas.

Mediando a palestra, a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPAD) do Ministério do Turismo, Juliana Paiva, destacou a recente portaria do MTur (nº 32, de 6 de agosto de 2024) que instituiu o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão. “Essa é mais uma iniciativa na qual estamos sendo pioneiros”, completou Paiva.

REPRESENTATIVIDADE PRETA – Uma das participantes convidadas da palestra foi a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tânia Neres. Em sua fala, ela ressaltou o espaço das mulheres negras nos dados do turismo, que é ainda menor que o das mulheres brancas. “É importante que façamos um recorte racial destes dados. Nós, mulheres negras, somos 1% nesses 46% de liderança feminina no turismo”, lembrou.

Tânia ressaltou, ainda, ser preciso que o turismo pense em pessoas negras também como consumidores e não apenas como funcionários. “Nós somos a cozinheira, sim, mas somos o cliente, somos o turista, somos o consumidor. O turismo também tem que ser feito pensando em nós, nesse outro lado”, afirmou.

SOBRE O EVENTO – A 8ª edição do Salão do Turismo é realizada pelo Ministério do Turismo e acontece no Riocentro (RJ), entre os dias 8 e 11 de agosto.

O evento conta com as parceria do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae Nacional, Sesc, Senac, Governo do Estado do Rio de Janeiro (via Secretaria de Estado de Turismo) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (via Secretaria Municipal do Rio de Janeiro).

Por Cláudia Bispo/MTur
Crédito: Roberto Castro